Forte frente fria poderá provocar temporais, na sexta-feira e no sábado, em grande parte do Acre. Temperaturas despencam, em Rio Branco e Brasileia, caracterizando mais uma friagem. No sul do Brasil, poderá nevar, novamente.
ago 07
Uma nova onda de frio atingirá boa parte do Brasil, a partir desta sexta-feira, despencando a temperatura, até na Amazônia Ocidental.
A intensa massa de ar frio, de origem polar, terá rápido deslocamento pelas terras baixas do centro da América do Sul, devido às altas pressões atmosféricas que se formarão no oeste da Argentina.
No sábado, logo cedo, ventos muito fortes, com rajadas que poderão ultrapassar 60km/h, atingirão os municípios do leste e do sudeste do Acre, onde se localizam Rio Branco e Brasileia. O choque do ar frio com o ar quente, que está sobre a região, deverá provocar temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e, eventual, queda de granizo, de forma bastante ampla, no estado, principalmente, nos municípios localizados nas regiões da capital e da fronteira com a Bolívia e com o Peru.
No entanto, até mesmo na sexta-feira, quando o calor será intenso, haverá condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de temporais isolados, a partir da tarde, por causa da aproximação dessa frente fria.
No sábado, no domingo e no amanhecer de segunda-feira, a temperatura cai acentuadamente e os termômetros estarão marcando mínimas entre 11 e 14ºC, em Rio Branco, Brasileia e proximidades. Mesmo durante o dia, a temperatura deverá ficar abaixo de 23ºC. Entretanto, a sensação térmica, que é aquela que o nosso corpo sente, se exposto ao vento, será bem inferior, podendo ficar abaixo de 8ºC, durante a noite, devido aos fortes ventos que estarão soprando de sudeste.
Em Cruzeiro do Sul, Tarauacá e demais municípios do centro e do oeste do estado, a temperatura mínima deverá ficar entre 14 e 17ºC.
As temperaturas, também, caem bastante, em Cuiabá e em todo o oeste e sudoeste de Mato Grosso, no centro e no oeste de Rondônia, inclusive, em Porto Velho, no sul e no sudoeste do Amazonas (Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Envira e Eirunepé), em toda a região de terras baixas da Bolívia (Trinidad, Riberalta e Cobija) e no sudeste e leste do Peru (Porto Maldonado, Ibéria, Inapari e Pucalpa).
Assim, mais uma típica friagem atingirá boa parte da Amazônia Ocidental.
O Tempo Aqui acompanha a trajetória dessa intensa massa de ar frio e quaisquer alterações no comportamento da atmosfera, que possam modificar a previsão do tempo, serão, imediatamente, anunciadas em nosso portal.
Portanto, acompanhe nossas atualizações, que ocorrem a qualquer momento, e fique por dentro do que vai acontecer com o tempo.