Friagem, chuvas intensas e temporais no Acre
fev 15
Mudança radical do tempo no Acre no sábado
Fim de semana frio e ventilado, com mínimas entre 16 e 18ºC
Alerta de temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias
O tempo fica bom, sem chuvas, entre segunda-feira e quarta-feira
Primeira friagem do ano chega ao Acre neste fim de semana
É normal, mas não é comum, ocorrer o fenômeno da friagem no Acre em pleno mês de fevereiro, pois já foram registradas temperaturas de 16ºC neste mês, em Rio Branco, nas décadas de 1960 a 2010.
Neste sábado, dia 18 de fevereiro, uma forte onda de frio polar chegará ao Acre, derrubando bruscamente a temperatura, primeiro nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, e, depois, no domingo, dia 19, nas microrregiões de Tarauacá e Cruzeiro do Sul.
Alertamos para a alta probabilidade de ocorrência de fortes temporais neste fim semana, com chuvas intensas, raios, ventanias e, até, queda eventual e pontual de granizo.
No entanto, tais chuvas cessarão no domingo – leste e sul do Acre – e na segunda-feira – vale do Juruá. Assim, entre segunda-feira e quarta-feira próximas, o tempo ficará bom, sem chuvas, com baixa umidade do ar.
Esta será a primeira friagem típica de 2023 a atingir o Acre, com mínimas, ao amanhecer de domingo e de segunda-feira, entre 16 e 18ºC, em Rio Branco, Brasileia e municípios próximos a estes, e, entre 18 e 20ºC, no centro do estado e no vale do Juruá.
Portanto, este fim de semana será frio, com temperaturas máximas abaixo de 24ºC, em todos os municípios acreanos, sendo que, na capital do estado e em Brasileia, no domingo, a maior temperatura, durante o dia inteiro, deverá ficar abaixo de 20ºC, com sensação térmica inferior devido aos ventos que estarão soprando da direção sudeste.
Esta onda de frio polar atingirá, também, Rondônia (principalmente as regiões de Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena), Amazonas (Boca do Acre, Pauini, Eirunepé, Ipixuna e municípios próximos), Mato Grosso (principalmente a região do Pantanal), Goiás (sul e sudoeste do estado), Bolívia (planícies) e Peru (região de selva).
Assim, a primeira friagem do ano chegará ao Acre no meio do verão, e, como já anunciamos, com muita antecedência, o ano de 2023 poderá ser o mais frio dos últimos anos no Acre.