Calor intenso no Rio Grande do Sul, com temperaturas acima de 40ºC

fev 09


CALOR INTENSO NO RIO GRANDE DO SUL

Engana-se quem pensa que o sul do Brasil é frio!


Desde fins de dezembro, o Rio Grande do Sul lidera com as maiores temperaturas do Brasil

As menores temperaturas do país são registradas no estado do Rio de Janeiro


Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro: opostos na temperatura

      Quem pensa que o sul do Brasil é frio e o Rio de Janeiro, quente, engana-se! Engana-se também quem pensa que o Acre é o estado mais quente do país!

      Desde fins de dezembro, o estado do Rio Grande do Sul tem registrado temperaturas, quase diariamente, entre 35 e 41ºC. Neste ano de 2023, a maior temperatura registrada, até 9 de fevereiro, no Brasil, ocorreu na cidade de Quaraí, no estado gaúcho, na fronteira com o Uruguai, com 40,9ºC, no dia primeiro de janeiro.

      No último dia 8 de fevereiro, esta mesma cidade registrou 40,7ºC. No dia anterior, foi a vez de Uruguaiana, também no Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina, com 39,3ºC.

      Quase diariamente – entre dezembro e março -, as maiores temperaturas do Brasil são registrada no sul do pais, mais precisamente no Rio Grande do Sul. No último dia 8 de fevereiro, por exemplo, as 20 cidades brasileiras mais quentes – todas acima de 36ºC – estavam situadas nesse estado brasileiro!

      Ao contrário, as menores temperaturas do Brasil, quase diariamente, são registradas no estado do Rio de Janeiro, com mínimas abaixo de 12ºC. A menor temperatura do país neste ano, até o momento, foi 0,9ºC, registrada no município fluminense de Itatiaia, mais precisamente no Parque Nacional do Itatiaia!

      Enquanto isso, no Acre, as maiores temperaturas neste ano, até o momento, ficaram situadas entre 28 e 31ºC, em Rio Branco, e entre 29 e 33ºC, no interior do estado, sendo que, em alguns dias, a capital acreana foi a que registrou a menor temperatura máxima entre todas as 27 capitais brasileiras. É importante saber que o Acre é o estado brasileiro onde faz menos calor. Não se tem informação nos arquivos meteorológicos de que, em algum dia, a maior temperatura do Brasil ocorreu no Acre.

      Tais temperaturas elevadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, no verão, são normais. Em anos anteriores já foram registradas temperaturas acima de 44ºC no sul do Brasil. São temperaturas oficiais, registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

      Assim, não há nenhuma indicação de que está havendo mudança climática. É só consultar os arquivos meteorológicos do Brasil e do mundo para saber que a época mais quente pela qual o nosso país e o mundo já passaram foi na década de 1920, quando, nos Estados Unidos, foi registrada temperatura acima de 56ºC, e, no estado brasileiro de Santa Catarina, 44,3ºC, na sombra, dentro dos critérios oficiais.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *