Sem cheias alarmantes, 2023 será um ano com temperaturas abaixo da média e fortes ondas de frio

jan 20


Nível do rio Acre, em Rio Branco, começará a baixar neste sábado


Tendência é de calor abafado e pouca chuva no Acre, pelo menos até o início de fevereiro

Temperaturas abaixo da média e fortes ondas de frio devem marcar este ano


Pouca chuva nos próximos dias

      Após alguns dias de chuvas intensas, o calor abafado voltará a predominar no Acre, porém, alguns dias serão ventilados. A partir deste sábado, dia 21 de janeiro, pelo menos até o próximo dia 2 de fevereiro, o sol com nuvens e chuvas passageiras e pontuais vão predominar. Num ou noutro dia, pode chover forte, mas de forma passageira.

      Assim, não há perigo de inundações causadas pelo rios, pelo menos até os primeiros dias de fevereiro. Em Rio Branco, o nível do rio Acre, após subir muito rápido, atingiu, nesta sexta-feira, dia 20, a marca de 10,7m, começou a estabilizar e, já neste fim de semana, começará a baixar.

      Como já informamos em edições anteriores, não há tendência de cheias alarmantes neste verão, pois as águas superficiais do oceano Atlântico Norte, origem das chuvas na Amazônia, estão com temperatura abaixo da média, o que diminui sua evaporação.

      A análise atual das condições atmosféricas e oceânicas mundiais, assim como a atividade solar, indica-nos que o ano de 2023 terá temperaturas um pouco abaixo da média no Acre, sendo que, no próximo inverno ou até antes, no outono, fortes ondas de frio deverão atingir o estado e boa parte da Amazônia Ocidental.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *