Janeiro, o mês de muita chuva no Acre

dez 31


Muita umidade e chuvas em janeiro

Chuvas ficam mais intensas na segunda quinzena do mês

Mesmo sendo quente, janeiro já registrou 14,2ºC, na capital do Acre

Neste mês, é comum chover mais de 100mm em apenas 24 horas

Saiba como se comporta o clima em janeiro e qual a tendência do tempo para este mês de 2023


O CLIMA EM JANEIRO

    O primeiro mês do ano é caracterizado pelo início das chuvas mais intensas no Acre, principalmente a partir da segunda quinzena. As chuvas passam a ser quase diárias, com acumulados até acima de 100mm em apenas 24 horas.

    Porém, mesmo sendo um mês de chuvas frequentes, podem ocorrer incursões de ar seco, originário das altas pressões atmosféricas, que se formam nos arredores das ilhas oceânicas portuguesas ou no deserto do Saara Ocidental, cuja incursão se dá pelo corredor de terras baixas do vale do rio Orinoco, entre o planalto das Guianas e os Andes e que atinge todo o Acre e parte do Amazonas, mas com mais intensidade o oeste destes estados. É este fenômeno que dá origem a vários dias secos e ensolarados em janeiro.

    As temperaturas mínimas no Acre, no primeiro mês do ano, giram entre 21 e 24ºC e as máximas, entre 29 e 32ºC. Em alguns dias sem chuva, a temperatura pode ficar próxima de 35ºC. São raras as incursões de ar polar, mas já foi registrada, em janeiro, temperatura de apenas 14,2ºC, em Rio Branco, por exemplo.

    Na tabela, mostramos a média de chuvas de janeiro em algumas principais cidades acreanas, comparando com a média do mês anterior:

CIDADECHUVA MÉDIA EM
JANEIRO
CHUVA MÉDIA EM
DEZEMBRO
Rio Branco286,1mm260,6mm
Cruzeiro do Sul247,0mm229,5mm
Tarauacá281,7mm270,5mm
Epitaciolândia290,6mm260,2mm
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia

    A mais forte chuva em 24 horas registrada em janeiro, na capital acreana, ocorreu no ano de 1974, no dia

O TEMPO EM JANEIRO DE 2023

     Observe que as chuvas são menos intensas, em janeiro, na cidade de Cruzeiro do Sul, por ficar no oeste do estado, que é a porta de entrada dos ventos secos vindos do hemisfério norte, onde, nesta época do ano, predomina o frio.

      Conforme nossa análise, baseada nas condições atmosféricas e oceânicas atuais, o tempo, em janeiro de 2023, no Acre, não sofrerá alterações significativas, ou seja, as chuvas e as temperaturas deverão oscilar dentro da média climatológica. Num ou noutro dia, poderão ocorrer chuvas torrenciais, acompanhadas de raios e, até, de ventanias moderadas, assim como deverão ocorrer alguns dias com tempo seco e ensolarado.

      Portanto, não visualizamos condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de chuvas intensas com frequência e, assim, não deverão ocorrer inundações alarmantes causadas pela cheia dos rios do estado.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *