Chuvas, em Rio Branco, já somam mais da metade da média para novembro

nov 16


Nos primeiros 15 dias de novembro, já choveu 109,6mm, em Rio Branco, ou seja, mais da metade da média para o mês


Sol e muito calor vão predominar até domingo no Acre

Alerta de chuvas intensas na próxima semana


Choveu muito no Acre

      Como previmos, a fraca onda polar, que chegou na terça-feira, dia 15, e a elevada umidade do ar, originária do Atlântico Norte, provocaram chuvas intensas no Acre. Em Rio Branco, em menos de 48 horas, choveu mais de 100mm, com ocorrência de raios e ventos com rajadas registradas de 42,1km/h.

      Nos primeiros quinze dias de novembro, já choveu, em Rio Branco, 109,6mm, ou seja, mais da metade da média do mês, que é 215,0mm, conforme registros pluviométricos entre 1961 e 2020.

      Entre os dias 14 e 15, também, choveu muito na maior parte do Acre, principalmente em Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Xapuri e Brasileia, com acumulados acima de 30mm, sendo que no vale do rio Xapuri, foram registrados 66,8mm.

Calor, com pouca chuva, vai predominar até domingo

      Devido à incursão de ar polar fraco, a umidade diminui a partir desta quinta-feira, até o próximo domingo, com calor, sol e nuvens predominando no Acre. As chuvas, nestes dias, se ocorrerem, serão passageiras e pontuais, porém, em alguns momentos, poderão ser fortes.

      O calor e o sol mais intensos marcarão a sexta-feira, o sábado e o domingo, no Acre, com temperaturas máximas entre 34 e 37ºC, em todos os municípios do estado.

Alerta de chuvas intensas na próxima semana

      Uma forte onda polar está a se formar na região da Antártida, com previsão de chegada ao Acre entre segunda-feira e terça-feira próximas, cujo encontro com um intenso pulso úmido do Atlântico Norte provocará chuvas intensas, com alta probabilidade de temporais.

      Assim, fique atento para os alertas que estaremos publicando, assim que confirmarmos a intensidade deste evento meteorológico, que poderá ser severo e causar transtornos à população.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *