Chuvas já superaram a média de outubro
out 14
Em Rio Branco, já choveu 5% acima da média de outubro, que é 157,4mm
Níveis dos rios vão subir muito
Onda polar chegou e provocou chuvas torrenciais no Acre
Fim de semana tem calor, sol, nuvens e chuvas pontuais
O calor excessivo e os temporais diminuem a partir de agora no Acre
Fim de semana tem chuvas passageiras e pontuais
A onda polar fraca, que chegou na quinta-feira, dia 13, como previsto por nós, provocou chuvas intensas no Acre e diminuiu a temperatura, principalmente no leste e no sul do estado.
Em Rio Branco, já choveu nestes, primeiros 13 dias de outubro, 165,9mm, ou seja, 5,4% acima da média mensal que é 157,4mm, conforme o período coletado entre 1961 e 2020, pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
Somente nos últimos três dias, para citar alguns exemplos, choveu:
- 110mm, em Assis Brasil (Aldeia dos Patos);
- 105mm, em Rio Branco;
- 93mm, em Marechal Thaumaturgo;
- 72mm, em Brasileia;
- 45mm, em Sena Madureira.
A partir de agora, até o fim deste mês, a chegada de pulsos úmidos do Atlântico deixará o tempo com chuvas diárias, mesmo que de forma passageira e pontual. No entanto, aproximadamente, a cada três, quatro ou cinco dias, haverá chuva intensa na maior parte do Acre, como consequência de aproximações de massas polares. Na próxima semana, por exemplo, deverão ocorrer chuvas intensas entre segunda-feira e terça-feira e entre sexta-feira e sábado.
Portanto, já não haverá, com frequência, calor excessivo, porém, o tempo ficará abafado devido à elevada umidade do ar. Os temporais também diminuem, mas poderão ocorrer de forma isolada. As temperaturas máximas, em média, estarão, no restante deste mês, oscilando entre 29 e 33ºC, enquanto as mínimas, entre 21 e 24ºC, salvo um ou outro dia, quando poderão ocorrer registros um pouco acima ou abaixo destas médias.