Chuvas intensas e temperatura amena no Acre
out 13
Calor diminui, mas chuvas aumentam
Fraca incursão de ar polar provoca chuvas intensas, que podem causar transtornos à população
Níveis dos rios subirão em todo o Acre daqui para frente devido às chuvas diárias
Calor já não será tão intenso nos próximos dias, mas a umidade do ar aumentará
Fim de semana terá sol, calor e chuvas, em geral, passageiras, mas que poderão ser intensas
Alerta de chuvas intensas
A incursão de uma fraca massa de ar polar nesta sexta-feira e o aumento da umidade originária da evaporação das águas do oceano Atlântico Norte provocarão chuvas intensas nestes dias, principalmente nesta sexta-feira, dia 14, e no domingo, dia 16, na maior parte do Acre, com acumulados pluviométricos significativos, podendo, apenas neste fim de semana, passar de 100mm, inclusive, em Rio Branco.
Como havíamos previsto e anunciado no último dia 30 de setembro (acesse OUTUBRO: O MÊS DOS TEMPORAIS E DAS ALTAS TEMPERATURAS NO ACRE), o mês de outubro de 2022 já registrou altas temperaturas no Acre e os temporais, com ventanias e chuvas fortes, têm ocorrido quase diariamente, principalmente no leste e no sul do estado. No entanto, a partir de agora, o aumento significativo da umidade do ar diminuirá as temperaturas máximas, porém, deixará o tempo abafado, com chuvas mais volumosas, o que é normal para a segunda quinzena deste mês.
Neste fim de semana, portanto, sol, nuvens e chuvas, em geral, passageiras e pontuais, vão predominar nos municípios acreanos, sendo que os volumes pluviométricos mais significativos deverão ocorrer nesta sexta-feira e no domingo.
Chuvas intensas voltarão a ocorrer na próxima semana com a chegada de mais uma onda polar fraca.
Como também havíamos anunciado, os níveis dos rios, daqui para frente, subirão bastante, mas sem motivos para preocupação. Em Rio Branco, o rio Acre deverá passar de 4m até a próxima semana. Nesta quinta-feira, por volta das 3h da tarde, seu nível era 2,3m.
Na última quarta-feira, dia 12, choveu 66,0mm, em Rio Branco, sendo que o acumulado do mês já se aproxima da média climatológica. Em Brasileia, choveu mais de 60mm, somente nos últimos três dias.
Acompanhe nossas atualizações diárias.