Mudança radical do tempo, nesta sexta-feira, no Acre: As quatro estações num só dia. Calor abafado e temporais, com chuvas abundantes, muitos raios, ventos fortes e eventual queda de granizo, antecedem a chegada de uma intensa frente fria que provocará queda acentuada da temperatura, em Rio Branco e Brasileia.

maio 22

16h 30min
Se você estava pensando em se divertir numa piscina ou fazer alguma atividade com tempo quente e ensolarado, neste sábado ou no domingo, pode alterar radicalmente seus planos!
Quase todos os fenômenos atmosféricos que regem o tempo ocorrerão no Acre, nesta sexta-feira, dia 23 de maio. Serão as quatro estações em um só dia.
O tempo muda bruscamente para os acreanos!
Após uma noite quente, o sol aparece por entre nuvens e o calor aumenta deixando enorme sensação de abafado. Vai estar daquele jeito que ninguém acredita na possibilidade de frio, nas próximas horas!
Porém, os minutos vão passando e nuvens começam a surgir escuras, em várias pontos do céu dos riobranquenses. O volume dessas nuvens aumenta e elas começam a ficar negras e tenebrosas, anunciando temporais.
Mais ou menos, logo após o meio-dia ou no final da tarde, relâmpagos são vistos e trovões ecoam por quilômetros de distância. Será que é temporal? Algum lado da cidade já começa a apresentar chuvas. Em poucos minutos, em outros bairros, já chove torrencialmente. Eventualmente, em pontos isolados, começam a cair “pedrinhas” de gelo: é o granizo, semelhante ao que ocorreu, há poucos dias, em São Paulo, porém, não com aquela intensidade recorde, jamais vista, naquela cidade! Bom, garantias de que não possa ocorrer por aqui, não existe!
Pouco tempo depois, olhando para o horizonte sudeste – para quem está no centro de Rio Branco, é só olhar, aproximadamente, nas direções da Vila Acre e do Belo Jardim – uma extensa faixa de nuvens, desde o leste até o sul, descortina-se, à nossa frente, e avança, rapidamente, na nossa direção!
A pressão atmosférica aumenta bruscamente fazendo pessoas sentirem dor na cabeça, nas pernas e, em algumas, no corpo todo. Insetos ficam inquietos. Formigas correm para todos os lados como querendo achar uma saída para algo estranho que vai acontecer. Os passarinhos voam desesperados.
É a pressão atmosférica aumentando rapidamente, como consequência da incursão de intensa massa de ar frio de origem polar!
Alguns minutos após a extensa faixa de nuvens cinzas surgir no horizonte, inesperadamente, ventos fortes, com rajadas que poderão ultrapassar a velocidade de 60 km/h, nos pontos mais altos, pegam muita gente de surpresa. Galhos começam a cair e, em alguns lugares, árvores inteiras poderão desabar.
É a frente fria, com forte intensidade, chegando, no Acre, durante a tarde e noite desta sexta-feira. Seu choque com o ar quente e úmido que está sobre o estado poderá provocar temporais generalizados, na maioria das cidades. Em algumas serão mais fortes, em outras, fraquinhos.
Na sequência, uma grande massa de ar frio invade o ambiente e a temperatura começa a cair rápida e acentuadamente, principalmente, nas cidades de Rio Branco e Brasileia e, evidentemente, naquelas que ficam próximas.
No decorrer da noite, a frente fria avança rapidamente e atinge o centro do Acre – regiões de Feijó e Tarauacá – e, ao amanhecer de sábado, já terá chegado, no vale do Juruá, porém, com menos intensidade do que quando passou pela capital acreana.
Em Rio Branco, Brasileia e adjacências, o dia seguinte, sábado, amanhece muito frio, entre 10 e 14ºC, mas, com sensação térmica – aquela que o corpo sente quando exposto ao vento – abaixo de 8ºC, devido à forte intensidade dos ventos que estarão soprando da direção sudeste.
Neste dia, a capital acrena estará mais fria do que a cidade de São Paulo, pois a temperatura máxima não deverá passar dos 18ºC, na parte da tarde, em Rio Branco, enquanto, na capital paulista, deverá ficar em torno de 20ºC.
O domingo, também, amanhece frio, mas o sol aparece sem aquecer demais e, à noite, a temperatura volta a cair rapidamente, propiciando uma ótima oportunidade para saborear aquela sopa quentinha ou um tacacá delicioso, sem contar que os mais diversos agasalhos estarão desfilando pela cidade!
A partir deste episódio atmosférico, a umidade cai acentuadamente e a semana seguinte será seca, sem chuvas, ensolarada e com alta incidência de radiação ultravioleta.
Então, só nos resta aproveitar bem esta friagem típica dos acreanos!

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *