Calor, chuvas e alerta de temporais neste fim de semana
set 09
Alta probabilidade de temporais, com chuvas, raios e ventanias neste fim de semana no Acre
Calor, com possibilidade de novos recordes do ano
Chuvas intensas na próxima semana
Cerca de 80% da fumaça que atinge o Acre vem das queimadas na Bolívia
Sol, nuvens, calor, chuvas, raios e ventanias neste fim de semana
Neste fim de semana, no Acre, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas pontuais, raios, ventanias e queda eventual de granizo, em qualquer município do estado, inclusive, em Rio Branco, principalmente no domingo.
As causas desse mau tempo são a incursão de ar úmido do Atlântico Norte e a aproximação de uma fraca onda polar, que não provocará queda significativa da temperatura. Assim, o tempo ficará instável, mas o sol com nuvens e o calor vão predominar.
Poderão ocorrer nesses dias, novos recordes de calor do ano, com máximas a oscilar entre 34 e 37ºC, inclusive, em Rio Branco. Ao amanhecer, as mínimas ficarão entre 20 e 23ºC.
Chuvas intensas na próxima semana
A próxima semana começará quente, com muito sol, porém, entre quarta-feira e quinta-feira, a chegada ao Acre de mais uma onda polar vai diminuir a temperatura e provocar chuvas intensas, com alta probabilidade de novos temporais, em todos os municípios do estado.
Portanto, é importante que a população fique atenta, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos, tanto neste fim de semana quanto nas próximas quarta-feira e quinta-feira.
Fumaça tem origem na Bolívia
Como temos informado, a maior parte da fumaça que atingiu o Acre, nos últimos dias, tem origem – cerca de 80% – nas queimadas ocorridas no país vizinho, a Bolívia.
Sempre que uma onda polar, cujos ventos sopram da direção sudeste, chega ao Acre, nesta época do ano, uma intensa massa de ar carregado de fumaça invade a capital acreana e os demais municípios do estado.
Basta os ventos mudarem de direção, como aconteceu, na última quinta-feira, dia 8 de setembro, e passarem a soprar do norte ou de noroeste, que toda esta fumaça é devolvida à Bolívia. Como se percebe, nesta sexta-feira, a qualidade do ar melhorou sensivelmente em Rio Branco, tendo em vista a mudança na direção dos ventos, com previsto por nós.
Lembramos que a fumaça produzida no Acre, em geral, se elevam e são carregadas pelos ventos até aproximadamente 400km de distância, onde, começam a esfriar e descer para as camadas superficiais da atmosfera.