Semana começou com 16ºC em Rio Branco; chuvas do mês já estão 85,8% acima da média

jun 21


Inverno começou nesta terça-feira, com o dia mais curto do ano

Tempo bom, com sol, nuvens e noites amenas, vai predominar até o fim de semana no Acre

Primeira semana do inverno começou com temperaturas de 16ºC, em Rio Branco

Em Rio Branco, nos primeiros 18 dias do mês, já choveu 85,8% da média de junho


Inverno começa com muito sol e noites amenas

      Nesta terça-feira, dia 21 de junho, começou o inverno no Acre e em todo o hemisférios sul da Terra. É o dia mais curto do Ano, quando o Sol fica posicionado, momentaneamente, sobre o trópico de Câncer. É o dia que os acreanos veem a maior sombra do ano projetada ao meio do dia exatamente na direção sul do planeta. Meio do dia, em Rio Branco, por exemplo, ocorre às 11h 35min, quando o Sol atinge a posição mais alta do dia.

      A primeira semana deste inverno de 2022 começou, no Acre, com temperaturas de 16ºC, registradas ao nascer do Sol na segunda-feira e nesta terça-feira, em Rio Branco, Brasileia e Assis Brasil. Na capital acreana, uma densa neblina invadiu a maior parte da cidade, na última segunda-feira, desde zero hora até por volta das 9h da manhã. Em alguns pontos, a visibilidade ficou reduzida a menos de 50m.

      O tempo vai continuar bom, com muito sol e noite amena, até o fim de semana, em Rio Branco e nos demais municípios do leste e do sul do Acre. Predomina tempo bom também em Cruzeiro do Sul, Tarauacá e municípios vizinhos, mas pode chover rápido e fraco em alguns pontos e em alguns momentos dos próximos dias. Poderá ocorrer a formação de mais neblina, ao amanhecer, principalmente no leste e no sul do estado.

      Nos primeiros 18 dias de junho, já choveu, em Rio Branco, 58,7mm, ou seja, 85,8% acima da média do mês, que é 31,6mm, conforme dados pluviométricos colhidos no período de 1961 a 1990.

      Mesmo se tomarmos o período de 1991 a 2020, cuja média pluviométrica é 44,8mm, o acumulado de junho de 2022 já supera 31,0% a normal climatológica.

      Se tomarmos a média geral, de 1961 a 2020, as chuvas já estão 53,7% acima da média de junho.

      Assim, não visualizamos seca severa neste inverno, no Acre, pois as chuvas no próximo mês, mais uma vez, deverão ficar acima da média, em Rio Branco, conforme nossas estimativas, que são baseadas em critérios científicos, como, por exemplo, as pressões atmosféricas na Antártida e a temperatura nas águas superficiais do oceano Atlântico Norte, origem das chuvas no Acre e nas áreas vizinhas.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *