Choveu, em Rio Branco, no primeiro dia de junho, mais da metade da média para o mês inteiro
jun 02
Em maio, choveu acima da média para o mês na capital do Acre
Onda polar chega nesta sexta-feira e deixa o tempo ventilado, com temperatura amena, em Rio Branco, Brasileia e cidades vizinhas
Fim de semana terá temperaturas mínimas, ao amanhecer, entre 18 e 20ºC, no leste e no sul do Acre
Chuvas intensas ocorreram no Acre, nas últimas 48 horas, com acumulados de até 75mm
Chuvas intensas fazem nível dos rios subir no Acre
Nas últimas 48 horas, choveu 49,2mm em Rio Branco. Somente no primeiro dia de junho, o acumulado foi de 29,4mm, o que equivale a 65,6% da média para todo o mês, que é 44,8mm.
Em Porto Acre, choveu torrencialmente, com acumulado de 75,2mm em poucas horas, no primeiro dia do mês.
Em maio, as chuvas superaram a média do mês em 2,6%, com acumulado de 101,3mm, sendo que a média é 98,7mm, contrariando o que certo instituto informou, induzindo a erro na publicação de alguns jornais. Acontece que a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia em Rio Branco está com falhas grosseiras, pois não são coletados os dados de chuva todos os dias. Por exemplo, só em maio, foram seis dias sem informação pluviométrica. Esta mesma estação meteorológica está fora dos padrões para coleta da temperatura, com máximas cerca de até 3ºC acima do correto, o que leva a informações falsas divulgadas pela imprensa que se baseia em tais institutos.
Nós prezamos pela verdade meteorológica. Por este motivo, tendo em vista as falhas nas estações oficiais, utilizamos dados de chuva coletados pela Agência Nacional de Águas e pela Rede de Meteorologia da Aeronáutica (aeroporto), selecionando sempre o maior registro de cada dia entre elas.
Sobre as falhas e falta de cuidados com as estações meteorológicas do Acre, leia nossa publicação “Acre foi abandonado pelo Instituto Nacional de Meteorologia“.
As chuvas intensas dos últimos dias farão o nível dos rios subir bastante. Em Rio Branco, o rio Acre terá aumento de, pelo menos, 1,5m, até o fim de semana, pois ocorreram chuvas intensas no seu alto curso e nos seus afluentes. No município de Assis Brasil, por exemplo, o rio dobrou de nível em menos de 24 horas, no primeiro dia de junho, pois choveu 33,4mm, na região de Aldeia dos Patos.
Assim, como já temos publicado, o atual e os próximos meses, que são historicamente os de menos chuva no Acre, não serão com seca acentuada, pois a tendência é que as chuvas fiquem um pouco acima da média, podendo, em algumas áreas, superar em até o dobro a normal climatológica para o inverno que se aproxima.
Onda polar fraca chega ao Acre nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira, dia 3 de junho, chega ao Acre, mais uma onda polar, mas de fraca intensidade. No entanto, será suficiente para deixar o dia bastante ventilado, com temperatura amena, principalmente, nas microrregiões de Rio Branco e Brasileia, podendo provocar mais chuvas intensas em qualquer município do estado.
As temperaturas mínimas, à noite, neste fim de semana, a começar pela sexta-feira, ficarão situadas, entre 18 e 20ºC, no leste e no sul do estado, e entre 20 e 22ºC, nas demais áreas. Mesmo durante o dia, nesta sexta-feira e no sábado, a temperatura ficará amena, na maioria dos municípios acreanos.
Portanto, não será uma típica friagem, porém, o céu deverá ficar com muitas nuvens e os ventos estarão intensos, soprando da direção sudeste, cujas rajadas poderão passar de 30km/h em alguns momentos em Rio Branco, Brasileia e cidades vizinhas.