Chuvas de maio em, apenas, 7 dias, já superaram em 65% a média histórica do mês, em Rio Branco
maio 08
8h 30min
Até as 7 horas da manhã desta quinta-feira, 8 de maio, as chuvas acumuladas, neste mês, em Rio Branco, já somaram 168mm, na estação oficial do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).
Sendo a média histórica de maio igual a 101,8mm, esse valor acumulado, nos 7 primeiros dias do mês, já ultrapassou em 65% o esperado para o mês inteiro.
A causa de tanta chuva são as frequentes penetrações de intensas massas de ar muito úmido, vindo do oceano Atlântico.
Somente, nos últimos dois dias, 6 e 7, choveu 92mm, na capital acreana, como consequência da incursão de uma fraca frente fria e o seu choque com a massa de ar úmido que está sobre o estado.
Choveu intensamente, também, nesses dias, na maior parte da bacia hidrográfica do rio Acre, principalmente, nos municípios de Xapuri, Brasileia e Assis Brasil e no vale do riozinho do Rola.
Calor e chuvas passageiras vão continuar predominando, em todo o Acre, pelo menos até o próximo dia 16, sendo que, em algumas áreas, poderão ocorrer fortes temporais.
Observe, no gráfico do INMET, gerado às 8 horas desta quinta-feira, dia 8, através das colunas verdes, o acumulado de chuvas desde janeiro até as 7 horas de hoje. Compare com a média histórica de cada mês, representada pelos círculos laranjas e unidos por linhas pretas. Percebe-se o quanto as chuvas já ultrapassaram a média climatológica de maio, nesses 7 primeiros dias.