Chuvas, em abril, superaram 42,2% a média de Rio Branco. A menor temperatura registrada, no Acre, foi 17,1ºC, enquanto a maior atingiu 34,3ºC. Confira a síntese do mês, em todo o Brasil.

maio 05

17h 10min

O mês de abril encerrou com chuvas bem acima da média climatológica para Rio Branco. Choveu, exatamente, 247mm, ou seja, 42,2% acima da média do mês que é de 173,7mm. Foram 16 dias, com chuva.
Em Taruacá, choveu, 195mm, ou 100% da média para o mês que é de 195mm. Choveu durante 13 dias.
Já, em Cruzeiro do Sul, houve déficit de chuvas. O acumulado foi de 203mm, ou, apenas, 84,6% da média histórica para este mês que é de 240mm. As chuvas ocorreram durante 11 dias.
Com relação à temperatura, Rio Branco ficou cerca de 0,5ºC abaixo da média climatológica para abril. As máximas giraram em torno de 30,5ºC, enquanto as mínimas, ficaram em 21,5ºC.
A maior temperatura registrada, neste mês, na capital acreana, foi 34,1ºC, ocorrida no dia 6, enquanto a menor, aconteceu no dia 15, com 18,7ºC.
Foram inúmeros os dias em que a máxima, em Rio Branco, ficou abaixo de 29ºC, sendo que a tarde mais fria, no mês, ou seja, a menor máxima, teve temperatura inferior a 25ºC.
Em todo o Acre, a menor temperatura registra, em abril, foi 17,1ºC, em Brasileia, no dia 15, enquanto a maior, foi 34,3ºC, ocorrida em Cruzeiro do Sul, no dia 6.
Com relação às capitais brasileiras, a que liderou como sendo a mais fria foi Curitiba, com temperaturas mínimas diárias entre 13 e 16ºC. Mas, também, Porto Alegre, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte registraram, em alguns dias, as menores temperaturas, entre as capitais. A mínima registrada por uma capital, neste mês, foi 9,2ºC, em Curitiba, no dia 29.
Já, a capital mais quente foi Boa Vista, com temperaturas màximas entre 34 e 37ºC. Na relação das mais quentes, também, estiveram, Palmas, Teresina, Cuiabá e, até, Vitória. A maior temperatura registrada foi 37,2ºC, em Boa Vista, nos dias 3 e 5.
As cidades brasileiras que registraram as menores temperaturas foram Morro da Igreja e São Joaquim, em Santa Catarina, Monte Verde e Maria da Fé, em Minas Gerais, Petrópolis, no Rio de Janeiro, e Quaraí e Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul. A mínima registrada foi 1,9ºC, em São Joaquim (Santa Catarina), no dia 14.
Já, a cidade brasileira que liderou, em número de dias, em abril, como sendo a de maiores temperaturas registradas, foi Pão de Açúcar (Alagoas), com valores médios entre 36 e 38ºC, mas, algumas cidades de Minas Gerais, de Mato Grosso, de Roraima e de Tocantins, também, tiveram, algumas vezes, o dia mais quente do país. A maior temperatura, neste mês, foi 39,2ºC, ocorrida no dia 7, em Pão de Açúcar.
No gráfico gerado pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) pode-se comparar as chuvas que caíram desde janeiro até o último dia de abril, em Rio Branco, através das colunas verdes, com a média climatológica para o mês, representada pelas bolinhas de cor laranja. Veja que, em janeiro, março e abril, choveu além da média, enquanto fevereiro, ficou abaixo da normal climatológica.

Chuvas, em abril, superaram 42,2% a média de Rio Branco. A menor temperatura registrada, no Acre, foi 17,1ºC, enquanto a maior atingiu 34,3ºC. Confira a síntese do mês, em todo o Brasil.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *