Friagem acabou e os dias ficam secos e ensolarados
maio 05
Noites vão continuar amenas até o fim de semana
Chuvas retornarão na próxima semana
No dia primeiro de abril, a friagem, em Rio Branco, foi mais intensa do que a do dia 4 de maio
Friagens intensas ocorrerão somente a partir de junho, quando começa o inverno
Muito sol e noites estreladas e amenas até o fim de semana
Tempo firme e seco, com muito sol e noites amenas, no Acre
A friagem que chegou ao Acre na última quarta-feira, dia 4 de maio, foi de curta duração, como havíamos previsto. Em Rio Branco, foi, também, menos intensa do que a que chegou no último dia primeiro de abril, quando a mínima foi 15,5ºC e a máxima, 18,0ºC. Nesta quarta-feira, a mínima, na capital acreana, foi 18,6ºC e a máxima, 20,0ºC.
No entanto, no interior do estado, esta última friagem foi mais forte do que a primeiro, sendo que, em Cruzeiro do Sul, por exemplo, a quinta-feira, dia 5 de maio, amanheceu com 19,0ºC, tendo sido, no Juruá, a menor temperatura do ano registrada até o momento.
A partir desta quinta-feira, dia 5, o tempo firme e seco, com dias ensolarados e noites estreladas e amenas, vai predominar no Acre até o próximo domingo, dia 8. As chuvas retornarão ao estado somente a partir de terça-feira, dia 9, podendo ser fortes em alguns dias da próxima semana, tendo em vista a incursão de uma massa de ar quente e úmido, originária do oceano Atlântico.
Até domingo, as temperaturas mínimas, ao amanhecer, estarão oscilando entre 17 e 19ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul acreano, enquanto, no centro do estado e no vale do Juruá, as mínimas ficarão entre 19 e 21ºC. Já, as máximas oscilarão, a partir de sexta-feira, entre 30 e 33ºC.
Alertamos para a diminuição da umidade relativa do ar durante as tardes, cujos percentuais, deverão oscilar entre 30 e 45%, principalmente no leste e no sul do Acre. Assim, é importante ingerir muito líquido nestes próximos dias.
Friagens intensas ocorrerão somente quando começar o inverno
O inverno, no Acre e em todo o hemisfério sul da Terra, tem início no mês de junho. Até lá, ocorrerão chuvas, que deverão ficar acima da média, tendo em vista as massas de ar quente e úmido que atingirão a região. Uma ou outra onda de frio polar poderá chegar ao estado antes do inverno, mas, semelhantes às três últimas, que chegaram ao estado neste ano de 2022.
No entanto, segundo análise das condições atmosféricas e oceânicas atuais feitas por nós e baseada em situações semelhantes no passado, o inverno que se aproxima poderá ser de intensas incursões de ar frio polar, derrubando brusca e acentuadamente a temperatura no Acre e áreas vizinhas.
Fazemos tais previsões, com antecedência de meses, comparando o momento atmosférico atual com as pressões atmosféricas, temperaturas, correntes aéreas, imagens de satélites e outras situações meteorológicas e oceânicas registradas em anos anteriores, quando, na sequência, ocorreram eventos atmosféricos significativos. Esta é a melhor forma de se fazer previsões de tempo com maior probabilidade de acertos, ou seja, previsões por analogia, sem se descuidar das leis da Física que regem a nossa atmosfera.