MAIO: CHUVAS E TEMPERATURA DIMINUEM NO ACRE

abr 30


O CLIMA EM MAIO

Neste mês, a temperatura mínima média é 19ºC, em Rio Branco

Chuvas são reduzidas pela metade no leste e no sul do Acre

Saiba qual a tendência do tempo para este mês de 2022


O CLIMA EM MAIO

      O mês de maio, no Acre, é caracterizado pela incursão das primeiras ondas de frio mais intensas, provocando o típico fenômeno da friagem. Assim, as temperaturas diminuem, deixando as noites mais agradáveis. Com a intensificação da penetração de ar polar, a umidade relativa do ar e as chuvas também diminuem, dando início ao período mais seco do ano.

      Em Rio Branco, a temperatura mínima média, neste mês é 19ºC, porém, quando da incursão de ar polar, os registros caem para menos de 15ºC. A menor temperatura registrada no Acre, neste mês, foi 8,2ºC, ocorrido na capital do estado. Em Tarauacá, o menor registro, em maio, foi 13,5ºC.

      A chuva mais intensa, em 24 horas, registrada em maio, em Rio Branco, foi 87,0mm, no ano de 1974, no dia 22. Em Cruzeiro do Sul, o maior registro foi 98,4mm, no ano de 2001, no dia 13.

      Confira, na tabela, a média de chuvas de maio, comparando-a com o mês anterior, de algumas cidades acreanas:

CIDADECHUVAS
EM MAIO
CHUVAS
EM ABRIL
Rio Branco93,2mm190,3mm
Cruzeiro do Sul162,6mm244,1mm
Tarauacá120,5mm198,3mm
Epitaciolândia81,0mm191,4mm

      Os dados médios são do período de 1961 e 1990, para as cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Tarauacá, e 2001 a 2020 para a cidade de Epitaciolândia, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia.

      Observe que a maior redução de chuvas, em relação ao mês anterior, ocorre no leste e no sul do estado, onde estão localizadas, entre outras, as cidades de Rio Branco e Epitaciolândia.

O TEMPO NESTE MÊS DE MAIO DE 2022

      Conforme nossa análise, o tempo, no Acre, não sofrerá mudanças significativas neste mês de maio de 2022. No entanto, as chuvas poderão ficar em torno de 20% abaixo da média, no leste e no sul do estado, e em torno de 10% abaixo da média, no vale do Juruá, tendo em vista o resfriamento das águas superficiais do oceano Atlântico Norte, origem destas chuvas.

      A temperatura média deverá ficar dentro da faixa normal para este mês, porém com queda brusca e acentuada, quando da incursão de ar frio polar, podendo atingir valores entre 10 e 15ºC, no leste e no sul acreano.

      A primeira friagem do mês deverá ocorrer logo na primeira semana, mas será de curta duração, com resfriamento maior durante a noite, cujas mínimas poderão ficar entre 15 e 17ºC.

      Na sequência, até o fim do mês, pelo menos mais duas massas de ar polar deverão atingir o Acre.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *