Frio polar chegou ao Acre provocando a primeira friagem do ano

mar 31


O fenômeno da friagem no Acre

↑↑↑

Mapa ilustrativo mostrando a incursão de ar polar no Acre. Para vê-lo melhor, clique em cima da imagem.


Chegou ao Acre a primeira friagem do ano

      Como já havíamos previsto e anunciado desde o último sábado, chegou ao Acre, nesta quinta-feira, último dia de março, a primeira friagem de 2022, com ventos comandados pela forte onda polar, que se deslocou desde o continente antártico.

      Impulsionados pelas altas pressões atmosféricas na região da Antártida (clique no mapa para ver melhor), as ondas polares atingem o Acre deslocando-se pelo corredor de terras baixas, formado pelas planícies da Patagônia e dos rios Paraná, Paraguai, Guaporé e outros afluentes do Madeira, em territórios da Bolívia e do Peru.

      Comprimidos entre o Planalto Brasileiro e os Andes, tais ventos meridionais atingem, com força, o leste e o sul do Acre, podendo chegar ao vale do Juruá, derrubando a temperatura por onde passam. Quando a massa de ar polar é muito forte, pode cruzar a linha do equador terrestre e resfriando, inclusive, áreas da Colômbia e do sul da Venezuela, como você pode observar no mapa ilustrativo desenhado por nós.

      A onda polar que chegou ao Acre, nesta quinta-feira, é de intensidade média a forte. Pode-se afirmar que esta massa de ar frio está entre as mais fortes, para um mês de março, dos últimos 30 anos, já que as friagens são mais comuns no inverno, nos meses de junho, julho e agosto.

      As temperaturas mínimas, ao amanhecer de sexta-feira e de sábado, como já temos publicado, deverão oscilar entre 13 e 16ºC, em Rio Branco e Brasileia, e entre 16 e 19ºC, em Cruzeiro do Sul e nas demais cidades do vale do Juruá.

      Nesta sexta-feira, a maior temperatura do dia, deverá ficar abaixo de 19ºC, no leste e no sul do Acre, e abaixo de 23ºC, no centro do estado e no vale do Juruá, caracterizando, portanto, uma típica friagem da Amazônia Ocidental. Esta é a primeira de tantas outras que virão, com frio intenso, nos próximos meses.

      Na sequência, a incursão de ar polar deixará o tempo seco, sem chuvas, entre sexta-feira e segunda-feira próximas, na capital acreana e demais cidades do leste e do sul do estado. Em Cruzeiro do Sul e municípios vizinhos, o tempo fica bom, sem chuvas, a partir de sábado. Assim, o mês de abril começará com tempo bom, frio, seco e ventos intensos no Acre.

468 ad

4 comments

  1. Maluza /

    Por que não traz a previsão para Rondônia. Poxa sempre acompanhei vocês…..

    • Olá, Maluza! Todos os dias fazemos a previsão também para Rondônia. Leia nossas publicações, cujos títulos começam com o dia da semana e, mais abaixo, você encontrará a previsão para o Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru. Muito obrigado pela participação.

  2. Maluza /

    Por que não traz a previsão para Rondônia. Poxa sempre acompanhei vocês…..Aguardo retorno das notícias.

    • Olá, Maluza! Fazemos, sim, a previsão também para Rondônia. Leia diariamente nossas publicações, cujos títulos começam com o dia da semana, e, mais abaixo, tem a previsão para o Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru. Muito obrigado pela participação.

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d