Forte onda polar e primeira friagem de 2022 chegam ao Acre na quinta-feira

mar 28


Temperatura despenca no último dia de março e mínimas ficarão entre 14 e 17ºC no Acre, em Rondônia, no Amazonas e em Mato Grosso

Como previsto, rio Acre, em Rio Branco, começou a baixar na noite do último domingo e não oferecerá mais perigo de inundação neste período chuvoso

Alerta de queda brusca da temperatura e chuvas intensas, com temporais, na próxima quinta-feira

Primeira friagem do ano deixará o próximo fim de semana com tempo bom, sem chuvas, no Acre

Confira o nível dos principais rios e o tempo para esta semana


Primeira friagem de 2022 chega com força ao Acre

      Nos três últimos fins de semana chegaram chegaram três ondas polares que deixaram a temperatura amena no Acre. A última, que chegou no sábado (26/3/2022), causou a menor temperatura do ano em Rio Branco, até o momento, com mínima de 20,3ºC, registrada ao amanhecer de domingo (27/3/2022).

      Nesta quinta-feira (31/3/2022), último dia de março, logo nas primeiras horas da tarde, chegará mais uma onda polar, desta vez, forte, com ventos, cujas rajadas poderão passar de 50km/h, soprando da direção sudeste. Será a primeira friagem típica do Acre deste ano, sendo bastante abrangente, atingindo, também, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Bolívia, Peru e, até, o sul da Colômbia.

      Esta primeira onda de frio polar vai despencar a temperatura em todos os municípios do Acre, cujas mínimas, ao amanhecer de sexta-feira e de sábado, ficarão entre 14 e 17ºC, em Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira e demais municípios do leste e do sul do estado. Já, nas cidades de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, assim, como nas demais do centro do estado e do vale do Juruá, as mínimas ficarão entre 16 e 19ºC.

      Em Rondônia, apenas o sul e o oeste terão queda mais significativa da temperatura e, no Amazonas, as regiões de Boca do Acre, Guajará e Eirunepé. Em Mato Grosso, as menores temperaturas serão registradas em Cuiabá, Cáceres, Comodoro e em todo o Pantanal.

      Chuvas intensas, com alta probabilidade de temporais, deverão ocorrer nesta quinta-feira, como consequência da chegada desta onda de frio polar.

      Assim, alertamos para a possibilidade de transtornos à população na próxima quinta-feira, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores, destelhamentos, danos às edificações e deslizamentos de terra, além do perigo potencial dos raios.

Fim de semana será com tempo bom no Acre

      Não ocorrerão chuvas no leste e no sul do Acre, entre sexta-feira e segunda-feira próximas, e, no centro do estado e no vale do Juruá, entre sábado e segunda-feira.

      Portanto, o primeiro fim de semana de abril de 2022 será com predomínio de tempo bom, sem chuvas em todo o Acre. Este tempo bom será consequência da incursão de ar seco, de origem polar.

Nível e tendência dos rios

      Como previmos, o rio Acre não provocará, neste período chuvoso, inundações alarmantes. No último domingo (27/3/2022), seu nível atingiu a cota de 15,1m, cerca de 70 centímetros inferior à cota registrada em fevereiro do ano passado, quando havia chegado 15,8m.

      Confira o nível atual, nesta segunda-feira (28/3/2022), às 13h, e sua comparação com as últimas 48 horas, dos principais rios do Acre:

CIDADENÍVEL ATUALNÍVEL NAS ÚLTIMAS
48 HORAS
Rio Branco14,7m, baixando15,1m
Cruzeiro do Sul13,4m, baixando13,7m
Sena Madureira15,4m, estável15,8m
Tarauacá9,5m, subindo8,2m
Xapuri8,4m, baixando9,6m
Brasileia5,1m, estável5,8m
Assis Brasil4,5m, baixando4,9m
Plácido de Castro12,4m, baixando12,5m
Capixaba (rio Acre)10,5m, baixando12,8m
Dados da Agência Nacional de Águas e da defesa civil de alguns municípios
468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *