Alerta de tempo severo e temporais

fev 18


CURSO APROVAÇÃO

Aulas de 2022 estão começando no melhor curso preparatório de Rio Branco e do Acre. Tradição de 16 anos em aprovação para Medicina e outros cursos mais concorridos do Acre e do Brasil. Prepare-se para o ENEM e vestibulares com quem entende de ensino. Matricule-se já no Curso Aprovação!

ALERTA DE CHUVAS TORRENCIAIS NO ACRE E ÁREAS PRÓXIMAS

Mau tempo e temperatura amena neste fim de semana

Chuvas intensas e possibilidade de transtornos à população

Nível dos rios subirá muito na próxima semana


Fim de semana será com chuvas intensas

      Se você programou alguma atividade que dependa de tempo bom, então mude seu planejamento para este fim de semana, pois as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis a tempo severo, com chuvas intensas e possibilidade de temporais.

Internet, jogos, impressões, periféricos, manutenção, consultas, formatação e serviços em geral.

      Uma baixa pressão atmosférica sobre o Acre e áreas vizinhas, a incursão de ar um pouco mais frio, vindo da direção sudeste, e a incursão de muita umidade originária do oceano Atlântico, além de outros fatores característicos do verão, deixarão o tempo extremamente instável em todo o Acre e Rondônia e em boa parte do Amazonas, de Mato Grosso, da Bolívia e do Peru.

      No Acre, o mau tempo começará a se manifestar já a partir das primeiras horas deste sábado (19/2/2022), com chuvas que podem ser torrenciais e acompanhadas de raios. O mau tempo continuará no domingo e na segunda-feira, com céu totalmente encoberto e temperatura amena, cujas máximas, durante o dia, deverão ficar abaixo de 26ºC, na maior parte do estado. Já, as mínimas, ao amanhecer, não sofrerão queda significativa, devendo oscilar entre 20 e 22ºC.

      Em alguns municípios acreanos, inclusive, em Rio Branco, as chuvas poderão durar mais de 12h consecutivas, podendo acumular, entre este sábado e a próxima terça-feira, mais de 100mm, não se descartando atingir até 200mm, em alguns pontos.

Alerta de sérios transtornos à população

Produtos agrícolas, roçadeiras e motores. Tudo isto e muito mais você encontra aqui.

      Tendo em vista o mau tempo que se aproxima, alertamos a população e as autoridades para a alta probabilidade de ocorrerem sérios transtornos, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos e riachos, queda de galhos e árvores, deslizamentos de terra e danos às edificações, além do perigo potencial dos raios, entre este sábado e a próxima segunda-feira, em qualquer município do Acre, de Rondônia, do sul e oeste do Amazonas, de parte de Mato Grosso e da Bolívia e da região de selva do Peru.

      Assim, é importantíssimo que todos fiquem muito atentos neste fim de semana, a fim de que se evitem maiores prejuízos.

Alguns rios poderão atingir a cota de alerta

      As chuvas intensas dos próximos dias, somadas às que ocorreram nos últimos dias, farão com que os níveis de todos os rios do Acre subam muito na próxima semana. Alguns poderão atingir e passar da cota de alerta, inclusive, em Rio Branco.

      Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá, já havia atingido a cota de alerta, que é 11,8m, na última quarta-feira e, nesta sexta-feira, às 13h, já marcava 12,3m.

      Atenção especial para Tarauacá, que poderá ter transbordamento do rio que corta a cidade, cuja elevação de seu nível se dará de forma rápida e acentuada nos próximos dias. Assim, é muito provável que a cota de transbordamento, que é 9,5m, seja atingida logo nos primeiros dias da próxima semana.

      Confira, na tabela elaborada por nós, o nível atual, nesta sexta-feira (18/2/2022), às 13h, e sua comparação com a cota de alerta e o nível de transbordamento dos principais rios acreanos:

MunicípioNível e
tendência atuais
Cota de alertaCota de
transbordamento
Rio Branco10,8m, subindo13,5m14,0m
Cruzeiro do Sul12,3m, subindo11,8m13,0m
Sena Madureira12,4m, subindo14,0m15,2m
Tarauacá6,7m, subindo8,5m9,5m
Manuel Urbano10,8m, baixando13,5m14,0m
Xapuri7,8m, baixando12,5m13,4m
Brasileia5,9m, baixando9,8m11,4m
Assis Brasil6,4m, baixando11,3m12,5m
Plácido de Castro10,2m, subindo12,0m12,5m
FeijóSem dados13,5m14,0m
Capixaba8,4m, subindo
Dados da Agência Nacional de Águas, exceto a cota de Sena Madureira, que é da Defesa Civil

Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar bem informado sobre o tempo e o nível dos principais rios.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *