Eclipse total da Lua e planeta Marte deram espetáculo no céu de Rio Branco, nesta terça-feira, com temperatura de 18ºC. Foi a noite mais fria do ano, até agora. A fotografia mostra a Lua, às 3 horas, quando se encontrava no meio do eclipse, na capital acreana.

abr 15

9h 10min

O céu ficou limpo e a Lua apareceu brilhando, próximo ao planeta Marte, após as 2 horas desta terça-feira, dia 15 de abril, em Rio Branco, a capital mais ocidental do Brasil.
Aos poucos, o brilho do nosso satélite foi sendo tomado pela sombra circular da Terra, cujo contorno, projetado na superfície lunar, no inicio do eclipse, era o do oceano Indico e o da Austrália.
Às 2h 46min, toda a Lua ficou na sombra do nosso planeta, adquirindo uma cor avermelhada, bem escura, e assim permaneceu por 38 minutos. Essa cor avermelhada é consequência da refração dos raios solares provocada pela atmosfera terrestre. Esses raios refratados atingem a Lua, conferindo-lhe aquela cor característica dos eclipses lunares totais.
Exatamente, às 3h 25min, apareceram os primeiros raios solares refletidos diretamente pela superfície do nosso satélite e, alguns minutos depois, pôde ser observado o contorno da superfície do nosso planeta, mais precisamente, a região do sul da África e do Polo Sul da Terra. E tudo isso pôde ser visto, a partir da capital acreana!
Pouco antes, do amanhecer em Rio Branco, já próxima do horizonte oeste, a Lua sai totalmente da sombra e da penumbra, voltando ao seu brilho normal.
O mais interessante é que o planeta Marte, na cor, também, avermelhada, era o astro mais brilhante, depois da Lua, e estava próximo dela, à direita, um pouco mais abaixo. Do lado esquerdo dela, bem perto, cintilava uma estrelinha.
O céu estrelado desta noite proporcionou, ainda, a menor temperatura do ano registrada, até agora, em Rio Branco, com 18,7ºC, na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia. Enquanto isso, em Brasileia, a temperatura era de, apenas, 17,1ºC, conferindo-lhe, também, o recorde de frio do ano, até o momento.
O eclipse total da Lua, o planeta Marte, o céu estrelado e o friozinho agradável deram um espetáculo no céu de Rio Branco, nesta terça-feira.
Enfim, foi gratificante ficar acordado e registrar mais este fenômeno da Astronomia, no Acre.
A fotografia mostra o momento em que a Lua está totalmente mergulhada na sombra da Terra, por volta das 3h, na capital acreana. O lado mais escuro indica que ela está mais no interior da sombra e o lado mais claro recebe mais luz refratada da Terra por estar mais próximo do limite dessa sombra provocada pelo nosso planeta.

Eclpse total da Lua e planeta Marte deram espetáculo no céu de Rio Branco, nesta terça-feira, com temperatura de 18ºC. Foi a noite mais fria do ano, até agora. A fotografia mostra a Lua, às 3 horas, quando a Lua encontrava-se no meio do eclipse, na capital acreana.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *