Sol, muito calor e pouca chuva na primeira semana de 2022
jan 03
CHUVAS SERÃO ESCASSAS NO ACRE
Muito sol e calor
Tempo ventilado
Nível dos rios
Saiba com fica o tempo e o nível dos rios acreanos nos próximos dias
SOL, MUITO CALOR E POUCA CHUVA NOS PRÓXIMOS DIAS
Como tem sido desde os últimos dois dias de 2021, o tempo continua quente, com sol, nuvens e pouca chuva no Acre. Esta condição de pouca chuva permanecerá durante a primeira semana de 2022, pelo menos até o próximo domingo (9/1/2022).
Até quarta-feira, os dias vão continuar ventilados, com ventos soprando da direção noroeste e variações do norte e de oeste. As chuvas, durante esta semana, onde e quando ocorrerem, serão, em geral, rápidas e pontuais, exceto na quinta-feira, quando poderá chover forte, com trovoadas, principalmente nas regiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira.
Esta condição de pouca chuva é consequência da permanência de uma alta pressão atmosférica sobre o Atlântico Norte, mais precisamente sobre as ilhas portuguesas da Madeira e dos Açores, que impulsiona ar seco, originário do deserto do Saara, na direção do Acre e do oeste do Amazonas. Assim, origina-se um “bolsão” de ar um pouco mais seco e denso, que bloqueia a entrada de umidade do Atlântico Sul, impedindo, desta forma, a formação de nuvens de chuva intensa.
Nossas estimativas de previsão é que tal condição atmosférica de pouca chuva no Acre permaneça até por volta do próximo dia 15 de janeiro. Num ou noutro dia, entretanto, poderão ocorrer chuvas fortes, mas de forma passageira.
Assim, com já divulgamos no último dia de 2021, o mês de janeiro de 2022, será com chuvas abaixo da média, no Acre. Leia tudo sobre o clima e o tempo neste mês na nossa publicação “JANEIRO: CALOR, ALTA UMIDADE E CHUVAS CONSTANTES“.
NÍVEL DOS RIOS CAIRÁ BASTANTE
Com a diminuição das chuvas, o nível de todos os rios do Acre cairá bastante nesta primeira quinzena de janeiro de 2022. Em Rio Branco, o nível do rio Acre, como havíamos previsto, subiu muito até o primeiro dia do ano, atingindo 11,2m, mas, logo em seguida, começou a baixar rapidamente. Por volta das 13h desta segunda-feira (3/1/2022), já marcava menos de 10 metros. Nossa estimativa é de que baixe para menos nestes primeiros vinte dias do ano.
Portanto, não há motivos para preocupações exageradas, pois não há indícios de inundações alarmantes. As chuvas poderão ficar acima da média somente no mês de fevereiro, mesmo assim, sem excessos, tendo em vista que a temperatura das águas superficiais do Atlântico Norte, origem das chuvas no Acre, tenderá a ficar dentro ou um pouco acima da média.
CURSO APROVAÇÃO
No Acre, o melhor preparatório para o ENEM e vestibulares de todo o Brasil. Especial para quem quer cursar Medicina, Direito e outros cursos mais concorridos. Já são mais de 15 anos de tradição em Rio Branco. Matrículas abertas para 2022.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar bem informado sobre o tempo atmosférico.
Oi Friale! As suas previsões do tempo são muito boas e certeiras. O que está acontecendo com essas temperaturas do planeta. No Alaska, nunca deu uma temperatura de 19 graus em dezembro, com chuvas torrenciais. Já no deserto, nevando! O que está acontecendo? Aquecimento Global? As inversões dos polos magnéticos da terra?
Olá! Não há nada de anormal com o clima da Terra. A diferença é que, atualmente, existem muito mais estações meteorológicas espalhadas pelo mundo e os meios de transmissão são quase instantâneos. Além disto, há uma tendência maliciosa por parte de algumas organizações no sentido de dizer que o homem é culpado pelo aquecimento global. Há milhares de anos ocorrem eventos extremos, pois eles seguem um ciclo natural. Um abraço.