Sol e calor, com pouca chuva, vão predominar
dez 29
MUITO SOL E CALOR EM JANEIRO
Último dia de 2021 e os primeiros de 2022 terão predomínio de tempo bom e quente, com muito sol
Chuvas, em janeiro, ficarão abaixo da média e os dias serão muito quentes no Acre
Nível do rio Acre sobe rapidamente, mas voltará a baixar e não chegará à cota de alerta
Não chove na noite da virada do ano
SOL E CALOR, COM POUCA CHUVA, VÃO PREDOMINAR
Como temos informado, o mês de janeiro de 2022 deverá ser com chuvas abaixo da média no Acre, principalmente nas microrregiões de Rio Branco e Brasileia.
No último dia de 2021 e nos primeiros quatros dias de 2022, as chuvas intensas darão trégua e o predomínio será de muito sol e calor no estado mais ocidental do Brasil.
Esse tempo mais seco que irá predominar é consequência de uma alta pressão atmosférica, que atuará na região portuguesa das ilhas da Madeira e Açores. Esta alta pressão impulsionará ar mais seco, originário da região africana do deserto do Saara Ocidental, na região de Marrocos. Os ventos secos, após cruzarem o Atlântico, a Venezuela e a Colômbia, entrarão no Brasil pelo noroeste do Amazonas e do Acre, cuja atuação mais intensa será nestes dois estados.
Assim, o Acre terá dias bastante ventilados, com ventos soprando, ininterruptamente, da direção noroeste e variações do norte e de oeste, com rajadas que, em alguns momentos, poderão passar de 30km/h.
Até o próximo dia 4 de janeiro, as chuvas, se ocorrerem, serão, em geral, rápidas e pontuais, na parte da tarde. A partir do dia 5, pode chover forte em alguns momentos, mas até o fim do mês, o acumulado pluviométrico deverá ficar abaixo da média tendo em vista a diminuição da incursão de umidade, como consequência do leve resfriamento das águas superficiais do oceano Atlântico Norte, origem das chuvas no Acre.
NOITE DA VIRADA SERÁ COM TEMPO BOM NO ACRE
A noite da virada do ano será com tempo bom, sem chuvas, na maior parte do Acre, inclusive, em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e Brasileia.
Assim, a população poderá programar melhor suas atividades para festejar a chegada de 2022.
RIO ACRE VAI SUBIR MUITO, MAS NÃO OFERECERÁ PERIGO
As chuvas torrenciais, com mais de 120mm, que ocorreram no município de Assis Brasil, na última segunda-feira (27/12/2021), e as que ocorreram nesta quarta-feira (29/12/2021), nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Rio Branco, farão o nível do rio Acre, em Rio Branco, subir muito até o fim deste ano, podendo passar de 11m, mas sem perigo de chegar à cota de alerta, que é 13,5m.
Nos primeiros dias de janeiro, o nível de todos os rios acreanos baixará rapidamente, tendo em vista que as chuvas serão escassas a partir do penúltimo dia de 2021.
CURSO APROVAÇÃO
Com mais de 15 anos de tradição no Acre, o Curso Aprovação, em Rio Branco, é a melhor opção para você se preparar para o ENEM e vestibulares de todo o Brasil. Líder em aprovação para os cursos mais concorridos, como Medicina e Direito. Matrículas já estão abertas para 2022.
Oi Friale em Fevereiro e março a chuvas pode causar alagamentos nos rios?
Olá! A possibilidade de alagamentos sempre existirá, porém, conforme temos publicado com frequência, para este ano de 2022, no Acre, por enquanto, não há indícios de que haja enchentes de proporções alarmantes. Estamos atentos para dar as informações necessários, caso haja perigo de enchentes. Muito obrigado pela participação.
Não vou menosprezar as entidades de Defesa Civil, mas acredito que se houvesse uma aceitação do conhecimento do nosso mago do tempo, não haveria tantas informações deficitárias publicadas por elas nos veículos de midia, visto que sempre fazem previsões que causam medo na sociedade, inclusive, em relação a alagamentos na nossa cidade, causando tumultos entre os ribeirinhos e sempre com informações diferentes do anunciado nesse site. Valeu mago do tempo…a população riobranquense agradeçe…suas previsões sempre são as verdadeiras e sem politicagem.
Olá! Sempre estaremos fazendo o máximo para informar bem a sociedade. Baseamo-nos, tão somente, em análises rigorosamente científicas, com desenvolvimento, ao longo de décadas, de modelos próprios para a previsão de tempo e de enchentes dos rios. Muito obrigado pela participação.