Frio no Acre: Começa a temporada de friagens. Frente fria moderada chega no domingo, derrubando a temperatura.
abr 11
16h 45min
Mudança brusca no tempo, em Rio Branco, ocorrerá no domingo, dia 13 de abril, com a chegada da segunda frente fria do ano. Desta vez, a incursão de ar frio, de origem polar, será intensa e provocará a primeira friagem de 2014, em todo o Acre.
Quem havia programado alguma atividade ao ar livre, pensando em aproveitar o sol e o calor, é bom mudar de ideia, pois o domingo será com chuvas, na maior parte do Acre, devido ao choque do ar frio com o ar quente e úmido que está sobre a região. Em alguns pontos do Acre e das regiões próximas, poderão ocorrer temporais, com ventos fortes, raios, chuvas intensas e, eventual, queda de granizo.
Os ventos mudam de direção e passam a soprar de sudeste, com rajadas que poderão ultrapassar a velocidade de 60km/h, nos pontos mais altos, podendo derrubar árvores e destelhar casas.
A partir do final do dia e durante toda a noite, os ventos aumentam de velocidade e soprarão fortes, de forma ininterrupta. Simultaneamente, a temperatura cai bruscamente.
Ao amanhecer de segunda-feira, dia 14, os termômetros estarão marcando entre 16 e 19ºC, em Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira e proximidades, porém, devido aos intensos ventos, que vão continuar durante todo o dia, a sensação térmica será bem inferior.
O frio vai continuar durante toda a terça-feira e, ao amanhecer de quarta-feira, a temperatura poderá atingir mínimas entre 15 e 17ºC, no leste e no sudeste do estado, porém, já, com pouco vento o que não causa sensação de muito frio.
Mesmo durante o dia, na segunda-feira e na terça-feira, a temperatura máxima deverá ficar abaixo de 24ºC, na maior parte do Acre.
Em Cruzeiro do Sul e em todo o vale do Juruá, as temperaturas mínimas vão oscilar entre 17 e 19ºC.
A incursão dessa massa de ar polar vai despencar, também, a umidade do ar, na próxima semana, que deverá ser sem chuvas, pelo menos, até quinta-feira, dia 17, quando começa a se aproximar uma nova massa de ar úmido, vindo do oceano Atlântico Norte.
As temperaturas declinarão, támbém, no sul e no sudoeste do Amazonas (Boca do Acre, Lábrea, Eirunepé, Envira, Tabatinga) e em Rondônia, principalmente, em Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena, onde as mínimas oscilarão entre 15 e 17ºC.
Em Mato Grosso, na cidade de Cáceres, as minimas ficarão entre 15 e 17ºC, enquanto, em Cuiabá, oscilarão entre 17 e 19ºC.
Toda a região de terras baixas da Bolívia sentirão queda brusca na temperatura, com mínimas entre 14 e 17ºC, em Cobija, Riberalta e Trinidad.
No Peru, as regiões mais atingidas serão Porto Maldonado, com mínimas entre 15 e 17ºC, e Pucalpa, que, no início do dia, os termômetros marcarão entre 18 e 20ºC.
A partir de quinta-feira, dia 18, o frio perde força e o sol intenso, o calor, a baixa umidade do ar e a alta radiação ultravioleta irão predominar por vários dias, em todo o Acre e proximidades.