Natal com tempo bom, mas, antes, muita chuva

dez 20


ALERTA DE CHUVAS INTENSAS ATÉ QUINTA-FEIRA

Natal com muito sol e calor no Acre

Rios sobem, mas não há perigo de inundações

Verão, a estação das chuvas, começa nesta terça-feira

Saiba como fica o tempo e a tendência do nível dos rios até o feriado de Natal


CHUVAS VÃO CONTINUAR

    A elevada umidade do ar, que vem do oceano Atlântico, vai continuar provocando muita chuva no Acre e nas áreas vizinhas, até a quinta-feira (23/12/2021). Alertamos para a alta probabilidade de ocorrência de chuvas intensas, com acumulados pluviométricos que podem superar 100mm durante esta semana, principalmente nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira. No vale do Juruá, as chuvas serão, em geral, passageiras e pontuais, mas que, em alguns momentos, poderão ser fortes.

    Assim, não estão descartados transtornos à população, nestes dias, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos, queda de árvores e deslizamentos de terra.

DIA MAIS LONGO DO ANO SERÁ NESTA TERÇA-FEIRA

    Nesta terça-feira (21/12/2021), o dia será o mais longo do ano e as noites, anterior e posterior, as mais curtas. O Sol, devido ao movimento da Terra, estará, momentaneamente, posicionado verticalmente mais ao sul do planeta, ou seja, sobre o trópico de Capricórnio, cujo fenômeno é conhecido como solstício de verão.

    Assim, começa o verão no Acre e na maior parte do Brasil. É a estação das chuvas mais intensas.

NATAL SERÁ COM PREDOMÍNIO DE TEMPO BOM

    O Natal de 2021 deverá ser com predomínio de tempo bom, com muito sol e muito calor, no Acre, tanto no dia 24 como no dia 25. Não deve chover na noite de sexta-feira para sábado.

    As chuvas, se ocorrerem, serão rápidas e pontuais, em todos os municípios do Acre. A melhoria nas condições de tempo para este Natal deve-se à incursão de ar seco, vindo do deserto do Saara, impulsionado por uma alta pressão atmosférica que se formará nas proximidades das ilhas portuguesas da Madeira e dos Açores. O deslocamento desse ar um pouco mais seco se dará pelo vale do rio Orinoco, na Venezuela e na Colômbia, entrando no Brasil pelo oeste do Amazonas e do Acre.

CHUVAS RETORNAM, COM FORÇA, NO DOMINGO

    No próximo domingo (26/12/2021), a chegada de uma fraca onda polar e a incursão de umidade do oceano Atlântico anularão o efeito do ar um pouco mais seco que predominará no Natal. Assim, as chuvas voltarão a ocorrer, com forte intensidade, na maior parte do Acre.

    Resumindo, muito chuva até quinta-feira, sol e muito calor na sexta-feira e no sábado e chuvas, novamente, no domingo próximo.

NÍVEL DOS RIOS SOBE MUITO

    O nível dos principais rios do Acre subirá muito durante esta semana do Natal, sendo que, alguns, poderão até chegar à cota de alerta, mas não deverão ocorrer inundações.

    Apenas, córregos e pequenos igarapés poderão transbordar, pois haverá chuvas intensas até a próxima quinta-feira, na maior parte do Acre, principalmente no leste e no sul do estado.

    Confira, na tabela elaborada por nós, o nível atual, às 12h desta segunda-feira (20/12/2021), comparando-o com o nível do dia anterior, e a mais provável tendência, até o próximo domingo, dos principais rios do Acre:

CidadeNível atualNível no dia
anterior
Tendência
até o Natal
Rio Branco11,0m10,0msubir pouco
Cruzeiro do Sul10,6m10,6msubir pouco
Sena Madureira8,9m8,4msubir muito
Manuel Urbano9,5m8,3msubir pouco
Tarauacá7,0m5,5msubir muito
Xapuri7,0m5,9msubir muito
Brasileia5,5m4,1msubir muito
Assis Brasil4,5m6,1msubir muito
Plácido de Castro8,5m7,9msubir muito
Os dados são da Agência Nacional de Águas, exceto Rio Branco, que são dados aproximados, tendo em vista falhas na medição oficial.

CURSO APROVAÇÃO: Em Rio Branco, o melhor preparatório para o ENEM e vestibulares de todo o Brasil. Já são mais de 15 anos de tradição no Acre.

Internet, jogos, impressões, periféricos, manutenção, consultas, formatação e serviços em geral.

Produtos agrícolas, roçadeiras e motores. Tudo isto e muito mais você encontra aqui.

Começa o verão, a estação das chuvas.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *