Frente fria chega no domingo com muita chuva e vento, trazendo a primeira friagem do ano para o Acre. Temperatura sofrerá declínio moderado.
abr 09
17h 15min
A segunda frente fria do ano chega neste domingo, 13 de abril, com muito vento e chuva, trazendo a primeira friagem do ano, em todo o Acre. Na retaguarda dessa frente fria, uma intensa massa de ar polar fará a temperatura sofrer um declínio moderado, na segunda-feira, principalmente, em Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira e proximidades.
Antecedendo a chegada da frente fria, o calor estará intenso, no sábado, com alta probabilidade de fortes temporais, com raios e ventanias, em grande parte do Acre, principalmente, no leste e no sudeste do estado, onde se localizam Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira.
O domingo, também, estará extremamente instável, com possibilidade de temporais.
Os ventos mudam de direção, na noite de sábado, e passam a soprar de sudeste, inicialmente fracos, mas, durante o domingo, ganham força, a partir da tarde, com fortes rajadas que poderão ultrapassar 50km/h, nos pontos mais altos.
O domingo já começa com os ventos daquela que poderá ser caracterizada como uma friagem moderada, para alguns, ou fraca, para outros.
A temperatura cai a partir da noite de domingo e, ao amanhecer de segunda-feira, dia 14, os termômetros deverão marcar entre 17 e 19ºC, em Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira e proximidades, e entre 19 e 21º, em Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e demais municípios do vale do Juruá.
Na segunda-feira, o tempo estará fechado, com céu encoberto, na maior parte do tempo, e poderão ocorrer chuvas leves, do tipo garoa, sendo que a temperatura máxima, à tarde, deverá ficar abaixo de 26ºC, em todo o Acre. Já, na terça-feira, o dia começa com temperatura, entre 17 e 19ºC,, em Rio Branco, a umidade diminui bastante, o sol aparece e não chove.
No vale do Juruá e no centro do estado, poderá chover intensamente, na segunda-feira, com fortes rajadas de vento.
A massa de ar frio atingirá, além do Acre, também, Rondônia, sul e sudoeste do Amazonas (Boca do Acre, Lábrea, Envira e Eirunepé), centro, sul e oeste de Mato Grosso e as regiões de Porto Maldonado e Pucalpa, no Peru, assim, como toda a área de planície da Bolívia (Trinidad, Robore, Riberalta e Cobija).
Será uma friagem de curta duração, mas que deixará o tempo mais seco, no Acre e nas regiões vizinhas.
Esta é uma previsão bastante antecipada e, portanto, aproximada. O Tempo Aqui acompanha o deslocamento dessa massa de ar frio e informará, a qualquer momento, quaisquer alterações, quando à intensidade, início e duração dessa que será a primeira friagem de 2014.