Previsão de tempo para a semana e tendência dos rios

dez 13


CALOR E CHUVAS DIÁRIAS MARCARÃO ESTA SEMANA NO ACRE

Chuvas mais intensas ocorrerão entre quarta-feira e sexta-feira

Mínimas oscilarão entre 22 e 25ºC e máximas, entre 30 e 34ºC

RIO JURUÁ ATINGIU A COTA DE ALERTA

Exceto o rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, os níveis de todos os rios estão baixando no Acre

Não há indícios de enchentes dos principais rios acreanos até o fim de 2021

Saiba como ficará o tempo até o próximo fim de semana e a tendência atual do nível dos principais rios


CALOR, ELEVADA UMIDADE DO AR E CHUVAS, EM GERAL, PASSAGEIRAS

    Esta semana, até o próximo sábado (18/12/2021), no Acre, será marcada pelo calor abafado e pela elevada umidade do ar. Os ventos intensos e um pouco mais secos da direção noroeste, originários da região portuguesa das ilhas dos Açores e da Madeira, que predominaram no ultimo fim de semana, perdem força nesta terça-feira (1412/2021). As chuvas voltarão a ocorrer diariamente, porém, em geral, serão passageiras e pontuais, exceto, entre quarta-feira e sexta-feira, quando, em algumas áreas, poderão ser intensas.

    Nesta quarta-feira, formam-se um centro de baixa pressão sobre o Acre, uma alta pressão em altos níveis da atmosfera sobre Mato Grosso (Alta da Bolívia) e uma baixa pressão em altos níveis sobre o litoral do Nordeste brasileiro (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis). Estas formações gerarão uma zona de convergência de umidade, que se estenderá do litoral do Rio de Janeiro até o Amazonas. Além destas formações ocorre, também, a aproximação de uma onda polar fraca.

    Todos esses fatores provocarão chuvas intensas e torrenciais, entre quarta-feira e sexta-feira, na maior parte de Rondônia, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, do Amazonas, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Espírito Santo e da Bolívia.

    No Acre, as chuvas não serão tão intensas como nas outras áreas que serão atingidas por essas formações meteorológicas. Estimamos acumulados pluviométricos, entre esta terça-feira e o próximo domingo, entre 50 e 100m, na maioria dos municípios. As chuvas mais intensas deverão ocorrer nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira.

    As temperaturas mínimas, no Acre, vão oscilar entre 22 e 25ºC, ao amanhecer, e as máximas, entre 30 e 33ºC, na parte da tarde. Nos dias em que houve chuvas entre entre a manhã e a tarde, as máximas ficarão entre 27 e 30ºC.

    Os ventos estarão soprando, durante toda esta semana, da direção norte, com variações de noroeste e de nordeste, em geral, fracos e calmos, às vezes, moderados, com rajadas eventuais.

NÍVEIS DOS RIOS BAIXAM RAPIDAMENTE NO ACRE

    O nível de quase todos os rios do Acre estão baixando rapidamente. A única exceção está em Cruzeiro do Sul, onde o rio Juruá, nesta segunda-feira, já atingia a cota de alerta que é 11,8m, mas a tendência é de estabilizar e começar a baixar já a partir desta terça-feira.

    Não há indícios de que ocorram enchentes e inundações provocadas pelos principais rios acreanos até o fim deste ano de 2021. Poderão ocorrer transbordamentos de riachos e igarapés, mas de forma pontual, como consequência de eventuais chuvas fortes sobre as bacias hidrográficas destes córregos.

    Confira, na tabela elaborada por nós, o nível e a tendência atual, às 13h desta segunda-feira (13/12/2021), e sua comparação com 48 atrás:

CIDADENÍVEL ATUAL
E TENDÊNCIA
NÍVEL HÁ 48h
RIO BRANCO8,0m, baixando9,5m
CRUZEIRO DO SUL11,8m, estável11,6m
SENA MADUREIRA8,9m, baixando9,9m
MANUEL URBANO8,3m, baixando9,3m
TARAUACÁ5,1m, baixando6,2m
XAPURI5,6m, estável5,6m
BRASILEIA3,9m, baixando4,1m
ASSIS BRASIL3,9m, estável5,2m
PLÁCIDO DE CASTRO6,8m, baixando6,9m
Dados numéricos são da Agência Nacional de Águas, exceto, Rio Branco, cujas cotas são aproximadas devido à ausência de registros feitos por esta agência

Internet, jogos, impressões, periféricos, manutenção, consultas, formatação e serviços em geral.

Produtos agrícolas, roçadeiras e motores. Tudo isto e muito mais você encontra aqui.

Acompanhe nossas atualizações diárias para não ser pego de surpresa pelas enchentes e pelo tempo atmosférico.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *