Enquanto rio Acre sobe rápido, rio Madeira vai continuar baixando à razão de 10cm/dia, na foz do rio Abunã
abr 08
16h 5min
As chuvas intensas que caíram, nos últimos dias, no alto rio Acre e nos seus afluentes, estão fazendo seu nível subir rapidamente, em Rio Branco.
No final da tarde desta terça-feira, 8 de abril, já estava próximo de 12 metros, na capital acreana, e deve continuar subindo, pelo menos até sexta-feira devido ao volume de água que está descendo do seu alto curso.
No entanto, não é motivo para maiores preocupações, a não ser que as chuvas aumentem, na sua bacia hidrográfica, hipótese que não está descartada. Muito pelo contrário, deverão ocorrer chuvas intensas, até o próximo domingo, dia 13 de abril, quando da chegada de uma frente fria de intensidade moderada.
Quanto ao rio Madeira, como O Tempo Aqui previu e anunciou, seu nível continua e vai continuar baixando, pois as chuvas, praticamente, cessaram, na Bolívia, origem da maior quantidade de águas que passam por Rondônia, particularmente, em frente a Porto Velho.
Desde o último dia 25 de março, quando o rio atingiu seu maior nível, até a manhã desta terça-feira, dia 8 de abril, as águas do Madeira já baixaram 66 centímetros, na foz do rio Abunã, que serve de base para prevenção de enchentes na capital rondoniense.
Somente, nas últimas 24 horas, seu nível baixou 10 centímetros, nesse local. Em Guajará-Mirim e em Costa Marques, também, segue baixando o nível dos rios Mamoré e Guaporé, afluentes e formadores, entre outros, do rio Madeira.
Portanto, em Rondônia, o pior, em relação à enchente, já passou e não há a menor possibilidade de que o nível volte a subir, nesta temporada, pois, no próximo dia 12 de abril, chegará uma frente fria trazendo, na retaguarda, uma grande massa de ar bastante seco.
Assim, daqui para frente, as chuvas serão, somente, em pontos isolados e não farão o nível do rio Madeira subir novamente, neste período de chuvas que está cessando.