Ventos intensos e diminuição das chuvas

dez 10


CHOVE MENOS, MAS RAJADAS DE VENTO PODEM PASSAR DE 50Km/h



Fim de semana muito ventilado


Chuvas diminuem no Acre


Rio Acre pode chegar a 11m, mas não oferece perigo

Rio Juruá pode atingir cota de alerta


Saiba como fica o tempo até a próxima segunda-feira e a tendência do nível dos principais rios


Tudo nesta edição



FIM DE SEMANA COM MUITO VENTO

    Ventos intensos da direção noroeste, com variações do norte e de oeste, estarão soprando, dia e noite, entre este sábado (11/12/2021) e a próxima segunda-feira (13/12/2021), no Acre, principalmente nas microrregiões de Rio Branco e Brasileia. Em alguns momentos, as rajadas poderão passar de 50km/h. Não são ventos de tempestade nem de temporal, mas são consequência de uma alta pressão atmosférica sobre o oceano Atlântico Norte, nas proximidades de Portugal.

    Os ventos mais intensos deverão ocorrer no domingo e na segunda-feira, deixando uma sensação térmica mais agradável.

CHUVAS DIMINUEM

    As chuvas diminuem no Acre, mas não cessam, sendo que, neste sábado, elas ainda poderão ser intensas em alguns municípios.

    Nestes próximos dias, até por volta de terça-feira (14/12/2021), as chuvas, no Acre, serão passageiras e pontuais, geralmente, na parte da tarde, podendo, em algumas áreas, ser expressivas.

    Portanto, de um modo geral, as chuvas diminuem sensivelmente no Acre. Elas retornarão intensas somente após a próxima terça-feira, quando da chegada de uma onda polar e a incursão de muita umidade do oceano Atlântico.

NÍVEL DOS RIOS AUMENTA ACENTUADAMENTE

    As chuvas expressivas que ocorreram nestes primeiros 10 dias de dezembro fizeram o nível de todos os rios do Acre subir rápida e acentuadamente.

    Em Rio Branco, o rio Acre, como havíamos previsto com muita antecedência, já passou de 9m e, às 13h desta sexta-feira (10/12/2021), já marcava 10,2m, podendo atingir, no máximo, 11,5m, para então começar a baixar rapidamente, tendo em vista a diminuição das chuvas nos próximos dias. Assim, por enquanto, não há perigo de inundações em Rio Branco.

    Como já publicamos anteriormente, não há indícios de enchentes alarmantes em 2022, em Rio Branco, tendo em vista que as águas superficiais do Atlântico Norte estarão esfriando, e, assim, diminuirá, também, a incursão de pulsos úmidos no Acre.

    Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá, às 13h desta sexta-feira já estava com 11,2m, mas com tendência a estabilizar. No entanto, tendo em vista as chuvas intensas no lado leste da serra do Divisor, ocorridas nas últimas 24 horas, seu nível poderá atingir a cota de alerta, que é 11,8m, nos próximos dias.

    Em Sena Madureira e em Manuel Urbano, os níveis dos rios que banham essas cidades, respectivamente, Iaco e Purus, continuam subindo, mas, por enquanto, não deverão causar maiores preocupações.

    A única preocupação é com a cidade de Tarauacá, cujo rio, que banha a cidade, poderá voltar a subir rapidamente e superar a cota de transbordamento, que é 9,5m, nos próximos dias, tendo em vista as chuvas intensas que ocorreram no alto curso dos rios Tarauacá, Jordão e Muru.

    Compare, na tabela elaborada por nós, o nível atual, em metros, e a comparação com o dia anterior, tendo como base o horário de 13h desta sexta-feira (10/12/2021):

CIDADENÍVEL ATUALNÍVEL HÁ 24h
RIO BRANCO10,29,6
CRUZEIRO DO SUL11,211,0
SENA MADUREIRA9,58,3
TARAUACÁ6,07,0
MANUEL URBANO9,58,3
XAPURI6,87,7
BRASILEIA4,05,3
ASSIS BRASIL4,74,3
PLÁCIDO DE CASTRO6,86,1
Exceto Rio Branco, os dados são da Agência Nacional de Águas

Internet, jogos, impressões, periféricos, manutenção, consultas, formatação e serviços em geral.

Produtos agrícolas, roçadeiras e motores. Tudo isto e muito mais você encontra aqui.

Acompanhe nossas atualizações diárias para não ser pego de surpresa pelas enchentes e inundações e pelo tempo atmosférico.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *