Planeta Marte será visível, a olho nu, durante todo o mês de abril, em todo o Acre. Observe o esquema que mostra seu movimento comparado com o da Terra, em torno do Sol.
abr 08
9h 30min
O famoso planeta Marte será visível, a olho nu, não somente nesta terça-feira, 8 de abril, mas durante todo o mês, no céu do Acre e de todo o Brasil.
Nesta terça-feira, ele estará, exatamente, na posição oposta ao Sol, ou seja, a nossa estrela, a Terra e Marte estarão alinhados durante esta noite.
No entanto, será no dia 15 de abril que Marte vai estar mais próximo da Terra, podendo ser melhor observado nesse dia, quando, também, ocorrerá o eclipse total da Lua.
Portanto, se você não puder ver o planeta Marte, na noite desta terça-feira, não se preocupe. Durante todo o mês de abril, ele estará brilhando, com uma cor avermelhada bem forte, no céu, sendo que é na próxima semana que será mais visível para nós.
Só para lembrar, Marte tem diâmetro de 6.700 quilômetros, enquanto a Terra tem 12.700 quilômetros. Sua área é de, aproximadamente, 145.000.000 de quilômetros quadrados. Já a do nosso planeta é de 510.000.000 de quilômetros quadrados.
Uma pessa que pesa, na Terra, 60 quilos, lá, em Marte, pesará, cerca de 23 quilos. Um dia, lá, tem quase a mesma duração do nosso, com apenas alguns minutos a mais.
No entanto, um ano, em Marte, equivale a pouco mais de 2 anos, aqui, na Terra.
Observe, no esquema, o movimento da Terra, na trilha azul, comparado com o movimento de Marte, na trilha vermelha. A cada 26 meses, os dois ficam alinhados, em relação ao Sol, que é quando o planeta Marte fica mais próximo da Terra, a cerca de 93.000.000 de quilômetros de distância.