Frio intenso marcará o inverno do Acre, em 2014. Temperaturas deverão atingir valores inferiores a 9ºC, em Rio Branco e em Brasileia.

abr 07

11h 10min

O ano de 2014 será marcado por intensas massas de ar frio de origem polar, que atingirão o Acre, fazendo a temperatura despencar para valores inferiores a 9ºC, em Rio Branco, Brasileia e municípios próximos.
As incursões de grandes massas de ar gelado serão frequentes durante este inverno acreano.
Entretanto, devido aos ventos intensos, que estarão soprando da direção sudeste, a sensação térmica, com certeza, será de temperatura negativa, na maior parte do Acre.
No sul do Brasil, em Minas Gerais, em São Paulo e nas serras do Rio de Janeiro serão comuns vários dias com geada intensa. A neve deverá cair com bastante frequência, principalmente, nos estados do sul, mas, também, eventualmente, nas regiões serranas de São Paulo e de Minas Gerais.
Em Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal poderá ocorrer formação de geada, durante algumas noites deste inverno.
O frio será intenso, também, em Rondônia, principalmente, na região de Vilhena, podendo chegar a valores inferiores a 8ºC.
O sul do Amazonas, principalmente, as cidades de Boca do Acre, Lábrea e Eirunepé, sentirão o efeito dessas massas de ar frio. É bastante provável que Manaus tenha um declínio atípico da temperatura podendo chegar em torno de 17ºC ou menos, nos meses de junho, julho e agosto.
No próximo dia 12 de abril, uma frente fria de intensidade leve atingirá o Acre e, na retaguarda, uma massa de ar polar deverá baixar cerca de 4ºC, a temperatura mínima, na capital acreana. Para muitos, será caracterizada como a primeira friagem do ano, com as temperaturas declinando, um pouco mais, a partir do dia 14, quando haverá uma incursão mais intensa do ar frio sobre boa parte da Amazônia Ocidental. Provavelmente, a temperatura mínima, na capital acreana, vai oscilar entre 17 e 19ºC, mas com sensação inferior devido aos ventos.
A partir daí, serão frequentes as frentes frias e, consequentemente, a penetração de novas massas de ar frio, mas o auge do frio deverá ocorrer nos meses de junho e julho e, talvez, em agosto. O frio deste ano promete, não só ser intenso, mas com duração de vários dias.
Portanto, preparem os agasalhos, por que o frio está chegando.
Na ilustração, vê-se o esquema da incursão de ar frio sobre o Brasil e o seu rápido deslocamento em direção ao Acre através das terras baixas do centro da América do Sul. Observe que, normalmente, o avanço em direção à Amazônia Ocidental é maior do que sobre o restante do país.
O Tempo Aqui está atento e informará todas essas incursões de ar frio sobre o Acre, com bastante antecedência.

Frio intenso marcará o inverno do Acre, em 2014. Temperaturas deverão atingir valores inferiores a 9ºC, em Rio Branco e em Brasileia.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *