Chuvas intensas esta semana farão nível dos rios subir rapidamente no Acre
nov 08
8/11/2021
ELEVADA UMIDADE DO AR E CHUVAS DIÁRIAS
A elevada umidade do ar, originária do oceano Atlântico, deixará o tempo com muitas nuvens e chuvas intensas durante toda esta semana no Acre. Deve chover todos os dias na maioria dos municípios do estado, inclusive, em Rio Branco. Em alguns dias, principalmente a partir da próxima quinta-feira (11/11/2021) e durante o próximo fim de semana, poderão ocorrer chuvas torrenciais.
Nossas estimativas são de que o acumulado pluviométrico, nos próximos sete dias, ou seja, até por volta do dia 15 de novembro, fique situado entre 70 e 140mm, em Rio Branco e municípios vizinhos, e entre 80 e 160mm, em Tarauacá, Cruzeiro do Sul e demais municípios do centro do estado e do vale do Juruá.
Haverá chuvas diárias, pelo menos até o próximo dia 20 de novembro, sendo que, em alguns dias e lugares, elas serão torrenciais.
Chuvas intensas e diárias, nesta semana, também ocorrerão em Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru.
NÍVEL DOS RIOS SUBIRÁ MUITO EM NOVEMBRO
Mesmo com as chuvas acima da média, que têm ocorrido nos últimos 40 dias, na maior parte do Acre, o nível dos principais rios do estado tem ficado muito baixo. Acontece que a água destas chuvas, inicialmente, são para molhar o solo e o subsolo, que estão muito secos, devido aos meses anteriores – durante o inverno – que registraram pouca chuva. Há, também, a absorção por parte da vegetação: raízes e folhas.
Depois que a terra estiver encharcada, as águas pluviais começarão a preencher o vazio dos lençóis subterrâneos.
Finalmente, a partir do restabelecimento da umidade dos solos e da vegetação e do preenchimento de parte dos reservatórios subterrâneos, as águas das chuvas começarão a fluir quase diretamente para o leito dos rios, fazendo com que seus níveis se elevem rapidamente.
Portanto, pelos nossos cálculos, estudos e experiência de décadas em hidrologia e meteorologia, o nível do rio Acre e dos principais rios acreanos começará a subir rapidamente a partir da segunda quinzena de novembro.
Em Rio Branco, o rio Acre deverá subir dos atuais 2m para mais de 8m até o fim deste mês. No entanto, já a partir desta semana, seu nível voltará a subir sensivelmente, tendo em vista as chuvas intensas que tem ocorrido em sua bacia hidrográfica.
Na elaboração das nossas estimativas, foram incluídas as chuvas diárias, muitas vezes, intensas, que deverão ocorrer, pelo menos até o próximo dia 20, tendo como base a leve elevação da temperatura das águas superficiais do oceano Atlântico Norte – origem das chuvas da Amazônia – e outros fatores atmosféricos que atuam na América do Sul e na Antártica, os quais, no conjunto geral, permitirão uma intensa penetração de pulsos úmidos oceânicos, que resultará em muita chuva no Acre, no Amazonas, em Rondônia, na Bolívia e no Peru.
CHOVEU MUITO NAS ÚLTIMAS HORAS
Nas últimos dias, as chuvas, no Acre, superaram 100mm, em muitos pontos. No último domingo (7/11/2021), por exemplo, choveu 53,6mm, em Manuel Urbano, 38,7mm, em Assis Brasil, e 23,2mm, em Cruzeiro do Sul.
Confira os registros de chuvas mais intensas nos últimos 4 dias, segundo a Agência Nacional de Águas:
-
101,0mm, em Manuel Urbano
-
67,0mm, em Cruzeiro do Sul;
-
48,0mm, em Assis Brasil;
-
45,0mm, em Feijó
TEMPERATURA, NO DOMINGO, NÃO PASSOU DE 23ºC
No último domingo (7/11/2021), a maior temperatura registrada em Brasileia e em Assis Brasil foi, apenas, 23,6ºC, devido à onda de frio polar que chegou ao Acre na noite de sábado.
Em Rio Branco, o Sol apareceu muito fraco em alguns momento, mas a temperatura máxima foi 28,4ºC, sendo que, ao amanhecer desta segunda-feira, era 20,5ºC.