Chuvas intensas e temperatura amena neste fim de semana
nov 05
FRIOZINHO POLAR E CHUVAS INTENSAS NESTE FIM DE SEMANA
NÍVEL DO RIO ACRE SUBIRÁ MUITO NOS PRÓXIMOS DIAS
ALERTA DE TRANSTORNOS À POPULAÇÃO
TEMPERATURA AMENA E CHUVAS FORTES
A chegada de uma onda polar fraca na noite deste sábado para domingo – primeiro fim de semana de novembro de 2021 – deixará o tempo muito instável, com chuvas intensas e possibilidade de temporais, no Acre e nas áreas vizinhas.
No domingo, as chuvas ocorrem a qualquer momento, desde as primeiras horas do dia, em Rio Branco e na maioria dos municípios acreanos. A temperatura fica amena, com máximas, à tarde, entre 23 e 26ºC, no leste e no sul do estado, e mínimas, ao nascer do Sol de segunda-feira, entre 18 e 21ºC. Não será friagem, mas um friozinho polar leve.
No entanto, será neste sábado (6/11/2021), a partir da tarde, que deverão ocorrer temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, tendo em vista a elevada umidade do ar e a aproximação e chegada da onda polar. Lembramos que tais temporais são pontuais, ou seja, podem ocorrer com forte intensidade numa cidade, enquanto, em outra, próxima, apenas chover fraco.
No geral, as chuvas intensas deverão atingir, neste fim de semana, áreas do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, da Bolívia e do Peru.
Já a partir desta sexta-feira (5/11/2021), as chuvas ocorrem a qualquer hora, na maior parte do Acre, inclusive, em Rio Branco, podendo ser fortes, a partir da tarde e início da noite.
NÍVEL DOS RIOS SUBIRÁ MUITO EM NOVEMBRO
Mesmo com as chuvas acima da média que têm ocorrido nos últimos 40 dias na maior parte do Acre, o nível dos principais rios do estado tem ficado muito baixo. Acontece que a água destas chuvas, inicialmente, são para molhar o solo e o subsolo, que estão muito secos, após alguns meses com pouca chuva. Há, também, a absorção por parte da vegetação: raízes e folhas.
Depois que a terra estiver encharcada, as águas pluviais começarão a preencher o vazio dos lençóis subterrâneos.
Finalmente, a partir do restabelecimento da umidade dos solos e da vegetação e do preenchimento de parte dos reservatórios subterrâneos, as águas das chuvas começarão a fluir quase diretamente para o leito dos rios, fazendo com que seus níveis se elevem rapidamente.
Portanto, pelos nossos cálculos, estudos e experiência de décadas em hidrologia e meteorologia, o nível do rio Acre e dos principais rios acreanos começará a subir rapidamente a partir da segunda quinzena de novembro. Em Rio Branco, o rio Acre deverá subir dos atuais 2m para mais de 8m até o fim deste mês.
Na elaboração das nossas estimativas foram incluídas as chuvas diárias, muitas vezes, intensas, que deverão ocorrer, pelo menos até o próximo dia 20, tendo como base a leve elevação da temperatura das águas superficiais do oceano Atlântico Norte – origem das chuvas da Amazônia – e outros fatores atmosféricos sobre a América do Sul e a Antártica, os quais, no conjunto geral, permitirão uma intensa penetração de pulsos úmidos que resultará em muita chuva no Acre, no Amazonas, em Rondônia, na Bolívia e no Peru.