NOVEMBRO: AUMENTAM AS CHUVAS E BAIXAM AS TEMPERATURAS MÁXIMAS

out 31

31/10/2021


O CLIMA E O TEMPO EM NOVEMBRO

Saiba como se comporta o clima em novembro e como deverá ser o tempo neste mês de 2021


O CLIMA EM NOVEMBRO

O mês de novembro, no Acre, é caracterizado pelo aumento das chuvas e da umidade do ar. Como consequência, as temperaturas máximas, que ocorrem durante o dia, diminuem cerca de 1ºC em relação ao mês anterior, oscilando, em média, entre 29 e 32ºC. Já, as mínimas, que são registradas ao amanhecer, têm um leve aumento, cerca de 0,5ºC, variando entre 21 e 24ºC. Assim, como se percebe, diminui a amplitude térmica, ou seja, a diferença entre as temperaturas máximas e mínimas.

O leste e o sul do estado, onde estão situadas, entre outras, as cidades de Rio Branco, Sena Madureira e Brasileia, tem o menor volume de chuvas do estado, ficando em torno de 200mm.

As chuvas, em novembro, ficam mais concentradas no centro do Acre, ou seja no vale dos rios Tarauacá e Envira, onde se localizam as cidades de Tarauacá e Feijó. Nesta parte do estado, as chuvas giram em torno de 260mm.

Já, no vale do Juruá, cuja principal cidade é Cruzeiro do Sul, a média climatológica para este mês é em torno de 225mm.

Observe, na tabela elaborada por nós, a evolução das chuvas nos meses de outubro, novembro e dezembro, nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, segundo os valores médios medidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia entre os anos de 1981 e 2010:

CIDADEOUTUBRONOVEMBRODEZEMBRO
Rio Branco153,0mm206,7mm265,9mm
Cruzeiro do Sul191,0mm222,2mm229,5mm
Tarauacá193,1mm262,3mm270,5mm
Valores climatológicos registrados no período de 1981 e 2010

Em novembro, diminuem os temporais, tendo em vista a diminuição das temperaturas diurnas e o aumento da incursão de pulsos úmidos do oceano Atlântico, mas eles podem ocorrer com forte intensidade em alguns dias do mês.

COMO DEVERÁ FICAR O TEMPO EM NOVEMBRO DE 2021?

No mês de novembro de 2021, no Acre, as chuvas deverão ocorrer quase diariamente, devendo ficar entre 20 e 40% acima da média, principalmente no leste e no sul do estado. Logo na primeira semana deste mês, deverão ocorrer chuvas volumosas na maioria dos municípios, inclusive, em Rio Branco.

Quanto às temperaturas, deverão oscilar 0,5 a 1,0ºC abaixo da média, ou seja, os dias começarão entre 20 e 23ºC e as tardes terão máximas entre 28 e 31ºC.

Alguns dias, entretanto, poderão registrar temporais e temperaturas altas, enquanto, outros, até temperaturas abaixo de 20ºC, pois não está descartada a penetração de ar polar, principalmente no leste e no sul do Acre.

Os ventos predominantes, neste mês, sopram do norte, com variações de nordeste e de noroeste. Assim, a penetração de pulsos úmidos do oceano Atlântico ocorrerá com frequência, deixando o tempo abafado e provocando a formação de muitas nuvens.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d