OUTUBRO: MÊS DE FORTES TEMPORAIS E AUMENTO SIGNIFICATIVO DAS CHUVAS

set 30


NUVENS DE TEMPORAIS SÃO COMUNS EM OUTUBRO



É o mês que tem maior frequência de temporais, com chuvas fortes, mas passageiras, raios e ventanias, no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Bolívia e Peru.

Chuvas quase dobram neste mês em relação ao anterior.



CONHEÇA O CLIMA EM OUTUBRO E COMO DEVERÁ FICAR O TEMPO NESTE MÊS DE 2021



O CLIMA EM OUTUBRO

Conhecer o clima de cada mês é importante para um melhor planejamento das atividades humanas. Chegou outubro, o mês dos fortes temporais e do aumento da intensidade e da frequência das chuvas no Acre e nas áreas vizinhas. No vale do Juruá, as chuvas são mais intensas e frequentes do que nas regiões de Rio Branco e Brasileia.

Compare com o mês anterior, como as chuvas, quase dobram em outubro, no Acre:

CIDADECHUVAS EM OUTUBROCHUVAS EM SETEMBRO
RIO BRANCO153,0mm84,8mm
CRUZEIRO DO SUL191,0mm113,2mm
TARAUACÁ193,1mm112,0mm
Os dados referem-se à média pluviométrica no período de 1981 a 2010, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia.

O calor predomina neste mês, mas podem ocorrer incursões de ar frio, de origem polar, e provocar o fenômeno da friagem. Normalmente, as máximas, durante o dia, giram entre 31 e 34ºC e as mínimas, ao amanhecer, entre 21 e 24ºC, em todo o Acre.

COMO DEVERÁ FICAR O TEMPO NESTE MÊS DE 2021?

Nossas estimativas são de que o mês de outubro de 2021 terá chuvas acima da média no Acre, inclusive, em Rio Branco. As temperaturas médias máximas, durante o dia, e mínimas, durante a noite, ficarão dentro da normal climatológica, mesmo com os extremos do tempo que deverão ocorrer durante este mês.

Logo na primeira semana, uma onda de frio polar fraca deverá chegar ao Acre e provocar fortes temporais. Uma segunda onda polar, um pouco mais forte, deverá chegar antes do dia 10, derrubando um pouco mais a temperatura e provocando muita chuva, quando as temperaturas mínimas poderão oscilar entre 17 e 19ºC, em alguns dias.

Na sequência, após o dia 10, devido à incursão de ar polar seco, o tempo ficará ensolarado, com dias muito quentes, sem chuvas.

A partir da segunda quinzena de outubro, intensos pulsos úmidos, originários do oceano Atlântico, entrarão com força no Acre e nas áreas próximas. Essa umidade provocará temporais, com chuvas fortes e generalizadas, podendo causar sérios transtornos à população, principalmente nos últimos dez dias do mês.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d