Temporais no Acre: em menos de 12h, choveu mais de 50mm, sendo que, em Tarauacá, elas já são 33,5% acima da média mensal
set 22
NÃO FOI SURPRESA: ALERTAMOS COM MUITA ANTECEDÊNCIA
TEMPORAIS ATINGIRAM O ACRE
Exatamente como havíamos alertado, fortes temporais atingiram o Acre na última terça-feira, que foi o último dia do inverno de 2021. Choveu acima de 50mm, com ventos fortes e queda de granizo.
CHOVEU EM TODOS OS MUNICÍPIOS
Chuvas já passam da média de setembro em vários municípios do Acre.
SAIBA AS CAUSAS DESTE MAU TEMPO
ÚLTIMO DIA DO INVERNO FOI COM TEMPORAIS
Na última terça-feira (21/9/2021), que foi, também, o último dia do inverno de 2021, temporais, com ventos fortes, chuvas intensas, raios e queda de granizo, atingiram a maioria dos municípios do Acre, sendo que, em alguns, houve danos às edificações e muitos prejuízos e transtornos à população.
Nossos alertas, publicados desde a última segunda-feira, serviram para que a população não fosse mais severamente prejudicada. Infelizmente, as emissoras de televisão e alguns jornais do estado não deram estas informações, que ajudariam ainda mais a população a se prevenir.
As causas deste mau tempo, como já informamos, são a chegada de uma fraca frente fria e a penetração de pulsos úmidos do Atlântico Norte. Estas condições meteorológicas, associadas ao calor que predominou nos últimos dias, provocaram fortes turbulências na atmosfera, que culminou com os temporais registrados na maior parte do estado.
CHOVEU EM TODOS OS MUNICÍPIOS
Todos os municípios do Acre foram atingidos pelas chuvas,, porém, em muitos, elas foram torrenciais. Em Manuel Urbano, por exemplo, choveu mais de 50mm, em menos de 12h, e, em Cruzeiro do Sul, mais de 40mm.
Confira os maiores volumes de chuva registrados no Acre, em apenas 24 horas, entre 12h de terça-feira e 12h desta quarta-feira:
- 51,mm, em Manuel Urbano;
- 40,8mm, em Cruzeiro do Sul;
- 36,8mm, em Jordão;
- 33,2mm, em Sena Madureira;
- 33,2mm, em Marechal Thaumaturgo;
- 22,6mm, em Tarauacá;
- 21,4mm, em Plácido de Castro;
- 21,0mm, em Feijó;
- 19,3mm, em Rio Branco;
- 18,2mm, em Mâncio Lima;
- 18,0mm, em Capixaba (vale do rio Acre).
EM TARAUACÁ, JÁ CHOVEU 33,5% ACIMA DA MÉDIA DO MÊS
Na cidade acreana de Tarauacá, nestes primeiros 21 dias de setembro, já choveu 149,6mm, sendo que a média do mês é 112,0mm. Assim, as chuvas já estão 33,5% acima da média mensal.
O mesmo não acontece em Rio Branco, onde, neste mês, até o momento, choveu 23,8mm, ou seja, apenas, 28,1% da média de setembro para a capital acreana que é 84,8mm.
CHUVAS VÃO CONTINUAR NOS PRÓXIMOS DIAS
Nos próximos dias desta semana, as chuvas vão continuar de forma pontual e passageira, mas que podem ser fortes e acompanhadas de temporais em alguns pontos do Acre, principalmente, entre quinta-feira e sábado, inclusive, em Rio Branco.
Nesta quarta-feira (22/9/2021), primeiro dia da primavera, não chove no leste e no sul do Acre, tendo em vista a incursão de uma pequena parcela de ar polar, que é seco, mas chove nos municípios do centro do estado e, principalmente, no vale do Juruá e na serra do Divisor.