PRIMAVERA: A ESTAÇÃO DO INÍCIO DO PERÍODO CHUVOSO

set 21

DIA E NOITE DE IGUAL DURAÇÃO EM TODOS OS PAÍSES

DIAS MAIS LONGOS E NOITES MAIS CURTAS

TRANSIÇÃO DO PERÍODO SECO PARA O CHUVOSO


PRIMAVERA, A ESTAÇÃO DO AUMENTO DAS CHUVAS

Neste ano de 20201, a primavera começa no dia 22 de setembro, exatamente às 14h21min (horário de Rio Branco), quando o Sol, no seu movimento aparente no sentido sul da Terra, cruza a linha do equador. É o fenômeno do equinócio de primavera fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração de 12 horas cada em qualquer lugar do mundo.

A partir desta quinta-feira (23/9/2021), os dias começam a ficar mais longos e as noites mais curtas no Acre e em todo o hemisfério sul da Terra. É exatamente por causa da maior incidência dos raios solares que a evaporação nos oceanos aumenta e, assim, as chuvas também são intensificadas.

No Acre, nos primeiros 40 dias da primavera, é comum ocorrerem temporais com ventanias e raios, podendo causar transtornos à população.

As chuvas aumentam bastante nesta estação, passando, por exemplo, em Rio Branco, de uma média de 84,8mm, em setembro, para 264,7mm, em dezembro.

Nos três meses da primavera no Acre, o acumulado de chuvas, em média, fica entre 600 e 700mm.

Nesta estação, as temperaturas máximas, que são registradas durante a tarde, diminuem, passando de 32 para 30ºC, porém, as mínimas, registradas no fim das noites, aumentam, passando de 19 para 22ºC, em Rio Branco, conforme a climatologia da cidade. Nas demais cidades do Acre, ocorre variação semelhante à capital.

CHUVAS, NESTA PRIMAVERA, DEVEM FICAR ACIMA DA MÉDIA

Nesta primavera de 2021, estimamos que as chuvas, no Acre e nas áreas próximas, deverão ficar acima da média climatológica, tendo em vista a tendência de leve aumento da temperatura das águas superficiais do oceano Atlântico Norte, origem principal das chuvas que ocorrem na Amazônia.

Em alguns pontos do estado, poderão ocorrer acumulados significativos de até 900mm, nesta primavera, o que fará com que o nível dos rios suba bastante nos próximos meses.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d