Frio polar chegou ao Acre, despencou a temperatura e provocou chuvas torrenciais e ventanias, mas o fim de semana será com tempo bom
set 10
AO MEIO-DIA, APENAS 22ºC, EM RIO BRANCO
CHOVEU MAIS DE 100mm, NO ACRE, EM MENOS DE 12h
TEMPERATURA CAIU DE 38,3ºC PARA 17,4ºC
SAIBA COMO FICA O TEMPO NESTE FIM DE SEMANA
EXATAMENTE COMO PREVIMOS
A onda de frio polar chegou ao Acre exatamente como havíamos previsto há dias e alertado a população sobre os temporais.
Na última quinta-feira (9/9/2021), ventos fortes e chuvas torrenciais ocorreram em Rio Branco e na maioria dos municípios do Acre, causando muitos danos às edificações. As chuvas torrenciais continuaram nesta sexta-feira, sendo que, em algumas cidades, o volume pluviométrico superou 70mm, principalmente em Jordão (105mm) e Tarauacá (80mm).
Em Assis Brasil, a temperatura caiu de 38,3ºC, na quinta-feira, para 17,4ºC, ao amanhecer desta sexta-feira, sendo que, ao meio-dia, era, apenas, 19,1ºC.
Na capital acreana, a temperatura, ao meio-dia desta sexta-feira, era, apenas, 22ºC, sendo que, neste mesmo horário, no dia anterior, estava acima de 34ºC.
Não foi diferente, em Brasileia, onde amanheceu com 18ºC e, ao meio-dia, marcava 21ºC. Em Cruzeiro do Sul, às 12h, a estação meteorológica do aeroporto da cidade indicava somente 24ºC.
Foi muita chuva no Acre. Entre 18h de quinta-feira e 12h desta sexta-feira, choveu, segundo a Agência Nacional de Águas e o Instituto Nacional de Meteorologia (desprezamos os algarismos decimais e aproximamos algumas medidas para facilitar a leitura, tendo em vista que as chuvas ainda continuavam, em alguns lugares):
- 105mm, em Jordão;
- 80mm, em Tarauacá;
- 50mm, em Marechal Thaumaturgo;
- 45mm, no Parque Estadual do Chandless;
- 30mm, em Feijó;
- 27mm, em Porto Acre;
- 22mm, em Plácido de Castro;
- 15mm, em Assis Brasil;
- 13mm, em Sena Madureira;
- 10mm, em Manuel Urbano;
- 6mm, em Brasileia;
- 3mm, em Xapuri.
TEIMOSIA EM DIVULGAR PREVISÕES GROSSEIRAS
Infelizmente, as emissoras de televisão e alguns jornais do Acre teimam em continuar divulgando previsões grosseiras para o Acre e, assim, surpreender a população.
Nenhuma emissora alertou sobre os temporais que ocorreram nem tampouco que, nesta sexta-feira, a temperatura máxima estaria abaixo de 26ºC, em boa parte do Acre, inclusive, em Rio Branco. As previsões anunciadas por elas indicavam que as máximas, no estado, estariam acima de 31ºC e as mínimas, acima de 21ºC. A realidade que nós anunciamos foi bem diferente, com máximas abaixo de 26ºC e mínimas de até 17ºC. É só conferir!
Como já dissemos em matéria anterior, os institutos que divulgam tais previsões sequer conhecem adequadamente a dinâmica da atmosfera no Acre. Eles baseiam-se, tão somente, em modelos numéricos que não têm a menor participação de um meteorologista para avaliar a validade do que é processado pelos computadores. É por este motivo que, praticamente, todas as previsões para o Acre são iguais, todos os dias. Nunca conseguiram prever fenômenos atmosféricos severos iminentes nem tampouco com muita antecedência, como nós o fazemos! Quando o fazem, erram grosseiramente, levando as autoridades a cometerem os mesmos erros quando falam à população!
No entanto, estaremos sempre à disposição da população e das autoridades, divulgando diariamente a melhor previsão de tempo para que todos possam planejar suas atividades e se prevenir contra eventos atmosféricos severos.
FIM DE SEMANA SERÁ COM TEMPO BOM
O tempo bom volta a predominar neste fim de semana no Acre, mas pode chover rápido em alguns pontos, principalmente em áreas do vale do Juruá. Não há perigo de novos temporais nos próximos três dias.
Durante a noite, neste fim de semana, a temperatura fica amena. Ao amanhecer, as mínimas vão oscilar entre 17 e 19ºC, em Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira e municípios próximos, e, entre 19 e 21ºC, em Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo e demais municípios do centro do estado e do vale do Juruá.
O calor diurno retorna a partir deste sábado, mas não será intenso, com máximas entre 29 e 33ºC, na maioria das cidades acreanas. Somente a partir da próxima segunda-feira é que haverá aumento significativo da temperatura, tendo em vista que o ar ficará um pouco mais seco, como consequência da onda de frio polar que começou a penetrar na última quinta-feira.