Frente fria não é sinônimo de frio. No último dia 22 de março, uma frente fria chegou no Acre, mas não fez frio suficiente para se usar agasalho. No entanto, provocou a menor temperatura do ano, até agora. Foi frente fria, sim, mas não friagem. Entenda a diferença entre esses termos.
mar 25
10h 10min
Anunciamos que uma frente fria atingiria todo o Acre, no último dia 22 de março, mas, também, ressaltamos que não iria fazer frio e, sim, ocorreria uma diminuição do calor.
E foi exatamente o que aconteceu. Logo no início da noite daquele sábado, os ventos mudaram de direção e passaram a soprar de sudeste, inicialmente, fracos, mas depois da meia-noite, fortes rajadas de até 45km/h anunciaram a chegada da frente fria. Como consequência, chuvas intensas caíram, em todo o Acre.
No domingo, foram registradas as menores temperaturas do ano, até agora, no Acre. Nesse dia, a maior temperatura registrada, no estado, foi de, apenas, 27,4ºC, enquanto a mínima foi de 20,7ºC, ou seja, uma diminuição de cerca de 6ºC, nas máximas, e, aproximadamente, 2ºC, nas mínimas.
É óbvio que não poderia ter sido uma frente quente, mas uma frente fria, mesmo que de fraca intensidade.
Frente fria é o avanço de uma faixa da atmosfera que está à frente de uma massa de ar frio. Essa faixa desloca-se com ventos, muitas vezes fortes, pois é impulsionada por um centro de alta pressão localizado na retaguarda, ou seja, no núcleo da massa de ar frio.
A frente fria, não é, necessariamente, sucedida por frio intenso, mas, como foi o caso do último dia 22, muitas vezes, apenas pelo final de uma intensa massa de ar frio.
Assim, nem sempre a temperatura cai muito, após a chegada de uma frente fria, mas nem por isso deixa de ser chamada de frente fria.
E a friagem? Bom, esse termo é popular e característico da Amazônia Ocidental para se referir à uma queda mais acentuada da temperatura, acompanhada de muito vento.
No entanto, depende muito de cada pessoa para reconhecer ser ou não uma friagem, pois cada corpo sente frio com intensidade própria.
Então, finalizando, nem toda frente fria que chega no Acre é sucedida por frio intenso, mas, com certeza, causa, pelo menos, uma leve queda na temperatura. Se essa queda for maior, poderá ser caracterizada como friagem típica e o agasalho será imprescindível.
O Tempo Aqui monitora ininterruptamente toda a atmosfera da América do Sul e anuncia, com bastante antecedência, quaisquer incursões de ar frio, no Acre.
Desde já, estamos prevendo, mas carece, ainda de confirmação, a primeira friagem típica, aproximadamente, pelo meio do mês de abril. No entanto, se for confirmada, não deverá ser de frio intenso.
Desejando quaisquer informações adicionais, entre em contato conosco.