O pior da seca já passou no Acre: chuvas diárias farão nível dos rios subir lentamente, inclusive, em Rio Branco

set 01

Todo ano é a mesma coisa!

Parece que as pessoas e as autoridades se esquecem que todo inverno, no Acre, o tempo é seco, chove pouco e o nível dos rios cai para valores muito baixos.

Chuvas já começaram e o pior já passou!

Há dias que chove bastante no Acre. É tanto que o nível do rio Acre, em Rio Branco, vem subindo lentamente.

NÍVEL DO RIO ACRE NÃO ATINGIRÁ COTA MÍNIMA HISTÓRICA

É impressionante o que se ouve e se vê por aí, quando chega o fim do nosso inverno! Na televisão, no rádio, nos jornais e em todos os meios de comunicação, a notícia é de que o rio Acre vai secar, vai desaparecer, que a cota atingirá nível mais baixo da história e que tudo é culpa do ser humano.

Será que é por falta de conhecimento científico ou é proposital? Sim, em parte, é por falta de conhecimento científico, pois aqueles que deveriam fazer pesquisas próprias preferem acreditar em modelos numéricos elaborados por institutos que mal conhecem a dinâmica da atmosfera no Acre. São os mesmos institutos que não conseguem prever as temperaturas mínimas ou máximas do dia seguinte, quando da chegada de ondas de frio polar ao Acre. Um exemplo recente aconteceu no ultimo dia 27 de agosto, quando, em Brasileia, por ocasião da chegada de uma onda de frio polar, a maior temperatura do dia foi apenas 22ºC, sendo que eles previram mínima de 23ºC e máxima acima de 33ºC! Em Rio Branco, no dia seguinte, 28 de agosto, a mínima foi 18ºC e eles previram 23ºC. Ao contrário, a previsão deles era de que o calor iria predominar e este erro grosseiro foi anunciado por emissoras de televisão de Rio Branco. Entretanto, nós previmos exatamente o que foi registrado. É só conferir!

São os mesmos institutos que informaram que só voltaria a chover significativamente no Acre em outubro ou novembro! Que disseram que o Acre teria o frio mais intenso do século, quando o registro foi muito distante do previsto por eles!

O que mais nos impressiona é que preferem acreditar em quem nem conhece o Acre, em vez de se basearem nas nossas pesquisas e estudos, as quais têm mostrado, há anos, que são precisas e importantes para tomadas de decisões e planejamento de atividades.

Com mais de 35 anos de pesquisas ininterruptas e acompanhamento de todos os institutos nacionais e internacionais, podemos informar, sem medo de errar, que as piores previsões meteorológicas para o Acre e regiões vizinhas são dos institutos dos Estados Unidos. Menos ruins são os institutos europeus. As melhores previsões de tempo para o Acre e para o Brasil são de institutos nacionais, principalmente do INPE-CPTEC e do Instituto Nacional de Meteorologia, mesmo assim, com erros absurdos frequentes, quando a previsão é para o Acre e Rondônia.

Ao contrário, nós fazemos pesquisas próprias, com conhecimentos científicos adquiridos ao longo de décadas. Entendemos muito bem qual a dinâmica da atmosfera da Amazônia Ocidental, a origem das chuvas do verão e as ondas de frio polar que atingem o Acre no inverno. Conhecemos muito bem quais os bloqueios atmosféricos que podem impedir ou provocar eventos meteorológicos severos. Todas as nossas previsões são baseadas nas leis da Física.

Temos conhecimento adequado da hidrografia acreana, em especial a do rio Acre. Sabemos qual o nível que o rio atingirá após a ocorrência de chuvas intensas, pois desenvolvemos cálculos matemáticos próprios para a região. Foi assim que previmos, com mais de 10 dias de antecedência, no ano de 2015, a maior enchente já registrada em Rio Branco, que causou tantos prejuízos. Avisamos, alertamos, mas nenhum meio de comunicação quis divulgar nossos alertas urgentes. Muito pelo contrário, autoridades e certo instituto meteorológico disseram que estávamos errados, que nada disso aconteceria. No anto anterior, em 2014, avisamos, com um mês de antecedência, que o rio Madeira teria a maio enchente já registrada, que acabou cobrindo a BR-364, deixando o Acre isolado por via terrestre com o restante do Brasil.

Neste ano de 2021, previmos e avisamos, com muita antecedência, a ocorrência de todas as enchentes dos rios Juruá, Tarauacá, Iaco e Acre. Informamos, com cinco dias de antecedência, que Cruzeiro do Sul teria a maior enchente já registrada naquela cidade.

Tudo isto só é possível com cálculos corretos em relação à distribuição dás águas pluviais nas bacias hidrográficas e conhecendo adequadamente a topografia da região e a velocidade de escoamento das águas pluviais nos leitos dos rios.

No entanto, nunca fomos convidados para colaborar no planejamento de atividades que possam atenuar ou, até, evitar que ocorram maiores prejuízos à população provocados por eventos meteorológicos e hidrológicos mais severos.

Entretanto, não mediremos esforços para continuar informando corretamente a população através de análises e publicações diárias no nosso portal.

Assim, o nível do rio Acre, em Rio Branco, já está subindo lentamente, podendo baixar, sim, nos próximos dias, mas não atingirá cota mínima histórica, como falam, todos os dias, aqueles que só se baseiam em institutos que, como já dissemos, sequer conhecem adequadamente a dinâmica da atmosfera no Acre.

Os pulsos úmidos do oceano Atlântico Norte já estão penetrando com força na Amazônia Ocidental e provocando chuvas fortes e diárias, porém, ainda, pontuais, em todos os municípios do Acre.

Ainda está longe o período chuvoso do verão, mas as chuvas que estão vindo já serão suficientes para afirmarmos que o pior da seca de 2021 já passou.


BRASIL: 199 ANOS (DESDE 7 DE SETEMBRO DE 1822)

FALANDO UMA SÓ LÍNGUA! PARABÉNS!


468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d