SETEMBRO: MÊS DE TEMPORAIS E AUMENTO DAS CHUVAS

ago 31

O CLIMA E A TENDÊNCIA DO TEMPO EM SETEMBRO


Chuvas, em setembro, começam a aumentar no Acre, mas ainda está longe do período chuvoso

É alta a probabilidade de ocorrência de fortes temporais neste mês


Ondas de frio polar ainda chegam ao Acre, neste mês, podendo derrubar a temperatura


Curso Aprovação, em Rio Branco, a melhor preparação para o ENEM e vestibulares de todo o Brasil, com mais de 15 anos de tradição no Acre!



O CLIMA EM SETEMBRO

O último mês do inverno, setembro marca o início do aumento das chuvas no Acre, mas ainda está longe do período chuvoso, que começa em meados de outubro ou novembro, dependendo do ano.

Neste mês, a intensificação dos pulsos úmidos do oceano Atlântico Norte e o calor diurno provocam temporais, que podem ser fortes, com chuvas, raios, ventanias e queda pontual de granizo. Não são raros os registros de ventos acima de 70km/h, neste mês, que já provocaram muitos danos às edificações e transtornos à população, como queda de galhos e árvores.

Em setembro, podem chegar ao Acre, ondas de frio polar, derrubando a temperatura. São inúmeros os registros meteorológicos de temperaturas mínimas inferiores a 15ºC, neste mês.

Compare, na tabela elaborada por nós, a média de chuvas em setembro em relação ao mês anterior:

CIDADECHUVAS EM SETEMBROCHUVAS EM AGOSTO
Rio Branco84,8mm56,5mm
Cruzeiro do Sul113,2mm76,4mm
Tarauacá112,0mm62,5mm
Dados pluviométricos do Instituto Nacional de Meteorologia, no período de 1981 a 2010.

Observe que, em setembro, chove mais no centro do estado (Tarauacá) e no vale do Juruá (Cruzeiro do Sul).

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA SETEMBRO DE 2021

O inverno, no Acre, termina no próximo dia 22, dando início à estação da primavera.

Analisando atentamente a temperatura atual e a tendência das águas superficiais do oceano Atlântico Norte, assim como as pressões atmosféricas na Antártida, entendemos que as chuvas, no Acre, em setembro de 2021, deverão ficar acima da média climatológica para este mês. Também, entendemos que deverão ocorrer fortes temporais em alguns dias do mês, com ventanias, chuvas torrenciais, muitos raios e queda pontual de granizo.

O pior do período seco já passou. Neste mês de setembro, as chuvas serão diárias no Acre, porém, em geral, pontuais e passageiras. Assim, o nível dos rios começa a estabilizar e, na sequência, subir lentamente.

Uma onda de frio polar deverá chegar ao estado, entre os dias 7 e 10 de setembro, podendo derrubar significativamente a temperatura em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul acreano, provocando muita chuva em todo o estado.

Até o fim do mês, outra massa de ar polar poderá penetrar no Acre.

No entanto, é importante acompanhar nossas atualizações diárias para ficar bem informado sobre o tempo meteorológico para o dia, para a semana e para os próximos dias na região, pois podem ocorrer mudanças atmosféricas não detectadas e, portanto, não previstas por nós no momento.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *