Chuvas, em Rio Branco, já ultrapassaram em 69% a média climatológica para o mês de março. Observe, no gráfico, o valor acumulado desde janeiro deste ano (em colunas verdes) e a comparação com a normal (pontos amarelos).
mar 24
9h 30min
O mês de março, até as 7 horas da manhã do dia 23, já registrou acúmulo de 385mm de chuvas, ou seja, 69% a mais do que a média climatológica para o mês que é de 228,3mm.
Já são 17 dias de chuvas, na capital acreana.
É bastante provável que, até o último dia do mês, o acúmulo seja superior a 450mm, ou seja, cerca de 100% acima da média histórica.
Interessante que, no Acre, apenas Rio Branco, já ultrapassou a média pluviométrica de março. As cidades de Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Brasileia não atingiram nem 60% do esperado para o mês, até o início da manhã deste domingo, dia 23.
A causa de tanta chuva, na capital acreana, são as frequentes penetrações de massas de ar muito úmido, vindo do oceano Atlântico, quase diariamente, que culminou com o choque provocado pela primeira frente fria do ano, na noite de sábado dia 22 de março, no leste do estado, e durante o dia de domingo, dia 23, nas regiões de Tarauacá e Feijó e no vale do Juruá, quando choveu intensamente, na maior parte do Acre.
Observe, no gráfico do Instituto Nacional de Meteorologia, gerado às 7 horas da manhã deste domingo, 23, o acúmulo de chuvas, em Rio Branco, desde janeiro, nas colunas em cor verde, comparadas com a média climatológica de cada mês, mostradas pelas bolinhas amarelas. Vê-se que, em janeiro, também, choveu muito acima da média, enquanto, em fevereiro, ficou abaixo do esperado. Já em março, até as 7 horas do dia 23, as chuvas já ultrapassaram bastante a média do mês.