Novos recordes de calor do ano no Acre e no Brasil, com 37,2ºC e 40,4ºC, respectivamente

ago 18

CALOR INTENSO

– Registrados novos recordes de calor no Acre e no Brasil

– Chuvas passageiras e pontuais já estão começando

– Alerta para a possibilidade de temporais até o fim de semana

– Fumaça vai continuar intensa nos próximos dias

MUITO CALOR

Na última terça-feira (17/8/2021), foram registradas as maiores temperaturas de 2021, até o momento, no Acre e no Brasil.

No Acre, o registro foi de 37,2ºC, em Assis Brasil, segundo a estação meteorológica peruana do SENAMHI, que fica muito próxima deste município acreano. Antes, o recorde do ano era de 36,9ºC, registrado na semana anterior, na mesma cidade.

Já, no Brasil, o recorde foi 40,4ºC, registrado em Cuiabá, no estado de Mato Grosso, superando o recorde anterior de 40,3ºC, ocorrido em Rio Pardo, no estado do Rio Grande do Sul, no mês de Janeiro.

Em Rio Branco, no entanto, o recorde de calor do ano permanece o registrado no dia 9 de agosto, com 34,9ºC, no aeroporto da cidade. Esta semana, até o momento, a maior temperatura na capital acreana foi registrada na última terça-feira (17/8/2021, com 34,7ºC.

Nos próximos dias, poderão ocorrer novos recordes de 2021 no Acre e no Brasil, pois não há nenhuma perspectiva de chegada de onda polar à região, pelo menos até o fim desta semana.

TEM CHUVA CHEGANDO

Como temos anunciado, uma massa de ar úmido, originária do oceano Atlântico Norte, avança lentamente na direção do Acre e já provocou, nos últimos dois dias, chuvas rápidas em alguns pontos isolados do estado e, também, em Rondônia. Nesta quarta-feira (18/8/2021), por exemplo, logo nas primeiras horas do dia, choveu forte na região do Abunã, em Rondônia e no sul do Amazonas.

Assim, deverão ocorrer, até o próximo domingo, chuvas passageiras na maioria dos municípios acreanos, sendo que, em alguns pontos, poderão ser fortes e acompanhadas de raios e ventanias.

Em Rio Branco, a última vez que choveu foi no dia 28 de julho, com registro de 2,1mm, na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia. No entanto, a última chuva significativa, ou seja, acima de 5,0mm, foi no dia 29 de junho, com registro de 16,7mm.

Na cidade de Tarauacá, segundo registros do mesmo instituto, a última chuva ocorreu no dia 26 de julho, com 3,0mm. No entanto, a ultima chuva significativa foi no dia 19 de julho, com 34,4mm.

FUMAÇA INTENSA VAI CONTINUAR

Os próximos dias ainda vão continuar sendo palco de muita fumaça no Acre, principalmente, no leste e no sul do estado, onde está situada a capital do estado.

Originária das queimadas em Rondônia e no sul e sudeste do Amazonas, a fumaça está sendo trazido por ventos que sopram daquela direção.

São inúmeros os focos de queimadas naquela parte do Brasil. Felizmente, os ventos não estão soprando da Bolívia nem do Peru, pois a situação seria ainda pior, tendo em vista que, nestes países, os focos de queimadas são mais numerosos neste momento.

CURSO APROVAÇÃO

Não deixe para a última hora. Matricule-se já no Curso Aprovação, líder em aprovação, no Acre, para Medicina e nos cursos mais concorridos. Tem turmas pela manhã, à tarde e à noite, com uma especial para quem quer cursar Medicina.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *