Novos recordes de calor registrados no Acre, mas as noites ficarão amenas até o fim de semana
ago 11
RECORDES DE CALOR DE 2021 ATÉ O MOMENTO
Esta semana foi marcada por vários recordes de temperaturas máximas registradas no Acre, inclusive, em Rio Branco.
Em Assis Brasil, os termômetros marcaram 36,9ºC, na última terça-feira, e, em Rio Branco, 34,9ºC, na segunda-feira.
CALOR INTENSO NO ACRE
O calor registrado durante esta semana no Acre foi o maior de 2021, até o momento, mas, nos próximos dias, poderá ser ainda mais intenso.
Todo este aumento da temperatura é consequência das intensas massas de ar polar que vinham atingindo o estado e as regiões próximas. Sendo tais ondas polares muito secas, o ar, com pouca umidade, favorece a penetração dos raios solares, que aquecem a superfície terrestre, a qual repassa parte deste calor para o ar que está sobre ela. Assim, durante o dia, a temperatura sobre rapidamente. À noite, porém, a baixa umidade do ar favorece a irradiação deste calor para o espaço, fazendo com que a temperatura fique amena, ao amanhecer.
Nesta quarta-feira (11/8/2021), mais uma onda polar chegou ao Acre, deixando o dia mais ventilado. Esta massa de ar seco vai continuar penetrando, principalmente nesta quinta-feira, com ventos intensos, cujas rajadas podem passar de 40km/h, em alguns pontos.
Assim, o Acre terá dias ainda mais quentes neste fim de semana, mas as noites ficarão amenas, com mínimas, ao amanhecer, entre 16 e 19ºC, principalmente em Rio Branco, Brasileia, Assis Brasil, Sena Madureira e demais municípios do leste e do sul do estado.
CONFIRA OS ÚLTIMOS RECORDES NO ACRE
No último domingo (8/8/2021), a cidade de Cruzeiro do Sul registrara a maior temperatura do ano no Acre, com máxima de 36,0ºC. No dia seguinte, segunda-feira, outro recorde, com 36,5ºC, também em Cruzeiro do Sul. Mais um dia, terça-feira, e o registro fora de 36,9ºC, em Assis Brasil, na estação meteorológica peruana do SENAMHI, localizada muito próxima da cidade acreana.
Em Rio Branco, não foi diferente. Na segunda-feira (9/8/2021), a estação meteorológica da REDEMET (Comando da Aeronáutica), registrou a maior temperatura de 2021, até o momento, com 34,9ºC. No dia seguinte, terça-feira (10/8/2021), a máxima foi um pouco menor, com 34,5ºC, porém, com sensação térmica um pouco maior, devido aos ventos estarem calmos e a umidade do ar ter aumentado um pouco, o que provocou chuvas em vários bairros da capital. Antes, o recorde na capital acreana era de 34,7ºC, registrado no mês de janeiro.
PRÓXIMAS NOITES SERÃO AMENAS
A chegada, nesta quarta-feira, de mais uma onda de frio polar deixará as noites amenas, com mínimas entre 16 e 19ºC, ao amanhecer, até o próximo domingo (15/8/2021), em Rio Branco, Brasileia e cidades próximas.
No entanto, os dias ficarão ensolarados e muito quentes. A umidade do ar, na parte da tarde, deverá oscilar entre 20 e 30%, caracterizando estado de atenção para a saúde humana, não se descartando a possibilidade de ficar, até, abaixo de 20%, em alguns momentos e em alguns pontos do leste e do sul do Acre.
ALERTA PARA CRUZEIRO DO SUL E TARAUACÁ
Alertamos as cidades de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Porto Walter para a chegada de uma densa nuvem de fumaça, devido aos fortes ventos que estarão soprando, nas próximas horas, nesta parte do Acre, como consequência da incursão de uma onda polar.
Tais ventos estão transportando muita fumaça das queimadas ocorridas em áreas da Bolívia e do Peru, assim, como, em menores proporções, do próprio Acre (leste e sul do estado), de Rondônia e de Mato Grosso.
Portanto, a visibilidade, nas próximas horas e durante esta quinta-feira, ficará bastante reduzida no centro do estado e no vale do Juruá.
CURSO APROVAÇÃO, O MELHOR DO ACRE
Não perca tempo! Se você deseja ingressar nos cursos mais concorridos, matricule-se já no Curso Aprovação, líder absoluto em aprovação para Medicina no Acre.