Frio no Acre: Primeira friagem do ano chega com muito vento, a partir da noite deste sábado para domingo. Chuvas, praticamente, cessam, na Bolívia e no Peru, e o nível do rio Madeira começará a estabilizar, dentro de 15 dias, aproximadamente.
mar 21
10h 50min
Nem bem o outono começou e a primeira friagem do ano chega neste domingo, em todo o Acre.
Uma intensa massa de ar polar atlântica, muito seca, invadirá boa parte da América do Sul e atingirá o Acre, diminuindo um pouco a temperatura, a partir de domingo, dia 23 de março.
A frente fria, que antecede a massa de ar frio, atingirá Rio Branco e Brasileia, na noite deste sábado, dia 22, para domingo, dia 23.
Ventos fortes, com rajadas que poderão ultrapassar 50km/h, em alguns pontos, passarão a soprar da direção sudeste anunciando a primeira friagem de 2014, mas a temperatura não terá queda significativa, desta vez. As mínimas, ao amanhecer, ficarão entre 18 e 20ºC, na capital e nos municípios próximos, e entre 19 e 21ºC, no centro do estado e no vale do Juruá, ou seja, uma queda de, aproximadamente, 4ºC, em relação aos dias anteriores.
O domingo deverá ser chuvoso e bastante ventilado, com temperatura máxima ficando abaixo de 27ºC, na maior parte do estado, mas com sensação térmico inferior devido aos ventos.
A boa notícia é que, com a chegada dessa intensa massa de ar polar seca, as chuvas vão diminuir sensivelmente, a partir do domingo, na maior parte da Bolívia e no sudeste do Peru e, com isso, o rio Madeira, começará a estabilizar, dentro de, mais ou menos, uns quinze dias, para, logo em seguida, diminuir seu nível, em Rondônia.
O Tempo Aqui acompanha todo o processo de incursão dessa massa de ar polar e anunciará quaisquer alterações no comportamento da atmosfera.