Onda de frio polar chega nas próximas horas ao Acre. Alerta de ventos intensos, possibilidade de temporais e queda brusca da temperatura

jul 27

Logo após a meia-noite desta terça-feira para quarta-feira, mais uma friagem chega ao Acre

Alerta de ventos intensos e baixa umidade extrema, com percentuais inferiores a 20%

Noites estarão “geladas”, pelo menos até os primeiros dias de agosto

Campanha do Agasalho urgente!

Temperaturas, no início dos dias seguintes, vão oscilar entre 9 e 11ºC, em Rio Branco

⇓ ⇓ ⇓ ⇓

CURSO APROVAÇÃO, O MELHOR DO ACRE

Não perca tempo! O melhor curso preparatório no Acre é o APROVAÇÃO! Líder absoluto em aprovação para Medicina, Direito, Engenharia e outros cursos, tem turmas pela manhã, à tarde e à noite. Tem, também, turma especial para quem quer cursar Medicina. Então, não perca tempo! Matricule-se, agora mesmo, no melhor! Curso APROVAÇÃO, 15 anos de tradição!

TEMPERATURA DESPENCA NESTA QUARTA-FEIRA

Tal como vínhamos anunciando desde o início deste mês, mais uma forte onda de frio polar chegará ao Acre, logo após a meia-noite desta terça-feira para quarta-feira, atingindo, inicialmente, Rio Branco, Brasileia e demais municípios do vale do rio Acre. Na sequência, durante esta quarta-feira, os ventos intensos desta friagem avançarão para o centro do estado e o vale do Juruá, onde chegarão até o fim da tarde.

Assim, os últimos dias deste mês de julho e os primeiros de agosto serão com noites “geladas”, cujas temperaturas mínimas, que ocorrem por volta das 5h da manhã, vão oscilar entre 9 e 11ºC, porém, com sensação térmica inferior a 6ºC para quem estiver, naquele horário, exposto aos ventos intensos da direção sudeste que estarão soprando a partir desta quarta-feira (28/7/2021).

Esta não será a mais forte onda de frio do século na Amazônia, como estão noticiando por aí, mas poderá ser a mais forte deste ano, até o momento.

Só para lembrar, este ano de 2021, a menor temperatura registrada oficialmente, em Rio Branco, foi 11,5.ºC, no dia primeiro de julho, e, no Acre, 10,5ºC, no Parque Estadual do Chandless. Na semana passada, entre os dias 19 e 23 deste mês, foram registradas temperaturas diárias que variaram entre 13 e 15ºC, na capital acreana e no interior do estado. Já, no Brasil, a menor temperatura deste ano, até o momento, foi registrada no município de Itatiaia (Rio de Janeiro), com -9,9ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, e -14,8ºC, em outra área do município, conforme a estação do Parque Nacional do Itatiaia.

Nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2013, Rio Branco registrou mínimas entre 7 e 9ºC e, Epitaciolândia e Brasileia, de lá para cá, já registraram temperaturas entre 4 e 6ºC.

Isto só para lembrar algumas temperaturas ocorridas nos últimos anos no Acre.

Portanto, é falsa a divulgação de que teríamos o maior frio do século. Poderá, isto sim, ser o frio mais intenso deste ano, somente. Mesmo assim, se ocorrer, será, apenas, com temperatura mínimas um pouco menores do que as que já ocorreram nos últimos 30 dias.

Nesta quarta-feira, a menor temperatura, em Rio Branco, vai oscilar entre 16 e 18ºC, por volta das 23h, sendo que a máxima, ficará entre 22 e 24ºC, logo nas primeiras horas do dia. Na quinta-feira, ao amanhecer, as mínimas ficarão entre 9 e 11ºC e, as máximas, no início da tarde, entre 18 e 20ºC.

ALERTA DE VENTOS INTENSOS E BAIXÍSSIMA UMIDADE DO AR

Alertamos que os ventos de sudeste estarão soprando intensa e ininterruptamente durante vários dias consecutivos, com fortes rajadas, cujas velocidades poderão passar de 60km/h, em alguns pontos, principalmente, na quinta-feira, podendo derrubar galhos e arvores e danificar edificações frágeis.

Poderão ocorrer chuvas, não se descartando a possibilidade de temporais, entre esta terça-feira e quarta-feira, com acumulados significativos para a época, principalmente nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Santa Rosa do Purus, Jordão e em todo o vale do Juruá e a serra do Divisor

Outro alerta importante para os próximos dias é que a umidade do ar estará extremamente baixa no Acre, com percentuais inferiores a 20%, a partir de quinta-feira, levando ao estado de alerta para a saúde humana, não se descartando a possibilidade de ficar até abaixo de 12%, o que levaria ao estado de emergência para as pessoas.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *