Equinócio de outono: Amapá prepara festa para ver o Sol passar pela Linha do Equador, nesta quinta-feira. É o fenômeno do equinócio de outono, quando os dias e as noites têm igual duração em todas as cidades da Terra.

mar 19

O estado do Amapá prepara para esta quinta-feira, dia 20 de março, uma grande festa para receber turistas que vão assistir, ao lado dos moradores de Macapá, ao fenômeno do equinócio, quando o Sol passa pela linha do Equador.
O equinócio só pode ser visto, em Macapá, única capital do Brasil, por onde passa a linha imaginária que divide a Terra nos hemisférios Norte e Sul.
Com o equinócio, o dia e a noite duram exatamente 12 horas cada, em todas as cidades do mundo.
O equinócio é um fenômeno que só pode ser visto duas vezes ao ano. Ele acontece em março (equinócio de outono) e em setembro (equinócio de primavera).
No Amapá, o governo do estado aposta no fenômeno como um evento, tentando atrair turistas para ver o Sol passar dentro do monumento Marco Zero, construído em concreto, na praça do Marco Zero, em Macapá
especialmente para isso.
O monumento tem um círculo que é preenchido pelo Sol no momento exato em que ele está na linha do Equador.
A passagem do equinócio pelo monumento do Marco Zero, em Macapá, já atrai visitantes da região Norte.
Mas o governo quer, agora, conquistar turistas de outros estados e, por isso, programou uma série de atividades culturais e educativas, além da visitação de escolas, para o dia do fenômeno.
Neste ano, o equinócio corre o risco de não ser visto com nitidez por causa da chuva. O céu poderá estar nublado e pode impedir o que é considerado uma das mais belas imagens proporcionadas pela natureza.
Este dia é tão importante, na Coreia do Sul, que é feriado para que todos possam apreciar o fenômeno.
Veja, na fotografia, o monumento do Marco Zero, na Linha do Equador terrestre, em Macapá, capital do Amapá. A linha, no centro da fotografia tem latitude de zero grau, zero minuto e zero segundo. De um lado do monumento é o hemisfério Sul e do outro lado, é o hemisfério Norte da Terra.

Amapá prepara festa para vero o Sol passar pela Linha do Equador, nesta quinta-feira

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *