Noites frias, dias ensolarados, baixíssima umidade do ar e tempo firme durante esta semana
jul 19
Forte onda de frio chegou no domingo, causou chuvas e derrubou a temperatura para 15ºC no Acre
Semana será com noites geladas e dias ensolarados e extremamente secos, sem chuvas
⇓⇓⇓⇓
MAIS UMA FRIAGEM CHEGOU AO ACRE
Como previsto e anunciado por nós, com muita antecedência, mais uma onda de frio polar chegou ao Acre, no domingo (18/7/2021), logo nas primeiras horas da manhã e, a partir da tarde, em Rio Branco, o céu ficou totalmente encoberto com nuvens escuras e ventos intensos da direção sudeste.
Na manha desta segunda-feira (19/7/2021), em Rio Branco, foi registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia temperatura de 15,7ºC, enquanto a REDEMET (Aeronáutica), registrou rajadas de vento de 46,3km/h.
Choveu na maioria dos municípios do Acre, com registros feitos, nas últimas 48 horas, pela Agência Nacional de Águas, de:
– 24,0mm, em Tarauacá;
– 14,2mm, em Manuel Urbano;
– 9,4mm, em Cruzeiro do Sul;
– 7,6mm, em Porto Acre;
– 7,2mm, em Marechal Thaumaturgo;
– 3,2mm, em Sena Madureira.
Na cidade de Tarauacá, já choveu, em julho, 53,0mm, ou seja, acima da média climatológica para o mês que é 48,7mm, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia.
NOITES GELADAS E DIAS SECOS E ENSOLARADOS DURANTE ESTA SEMANA
Temperaturas, no Acre, cairão ainda mais nas próximas noites, com mínimas, no início do dia, entre 11 e 14ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais cidades do leste e do do sul do estado. Já, em Cruzeiro do Sul e demais cidades do oeste acreano, as mínimas vão oscilar entre 15 e 18ºC.
Não chove durante toda esta semana no Acre e os dias estarão ensolarados e extremamente secos. No próximo fim de semana, o calor será intenso, com alta probabilidade de novos recordes de temperaturas máximas.
Alertamos para a baixíssima umidade do ar que vai predominar nestes dias, principalmente no leste e no sul do Acre, onde estão, entre outras, as cidades de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira. É alta a probabilidade de que a umidade relativa do ar atinja valores abaixo de 20%, podendo chegar a 15%, em alguns pontos, o que caracteriza estado de alerta para a saúde humana.
Assim, alertamos a população para que ingira muito líquido e evite ficar exposta ao Sol entre 10h e 16h. Também devem ser evitados exercícios físicos nestes dias.
Segundo já definido nacional e internacionalmente, a umidade relativa do ar ideal para o corpo humano é entre 55 e 65%, porém, entre:
– entre 30 e 55%, estado de observação;
– entre 20 e 30%, estado de atenção;
– entre 12 e 20%, estado de alerta:
– abaixo de 12%, estado de emergência para a saúde humana.
Na semana passada, em Rio Branco, a umidade do ar, durante as tardes, ficou abaixo de 50% em quase todos os dias.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar sempre bem informado sobre o nosso tempo meteorológico.