Tempo segue sem mudanças até o dia 15 de julho, mas já tem novo frio polar à vista!
jul 07
DIAS QUENTES
NOITES AMENAS
BAIXA UMIDADE
Sem frio polar
Não haverá mudanças significativas do tempo até o próximo dia 15 de julho no Acre e nas áreas vizinhas.
Também não haverá, até lá, nova incursão de ar frio polar. O tempo segue com dias quentes, muito sol e baixa umidade do ar. As noites continuarão amenas, principalmente, após as 22h, no leste e no sul do Acre. Eventualmente, em alguns pontos isolados, poderão ocorrer chuvas rápidas, com maior probabilidade no vale do Juruá.
Leste e sul do Acre
No leste e no sul do Acre (Rio Branco, Sena Madureira, Brasileia, Xapuri e cidades vizinhas), as temperaturas mínimas, ao amanhecer, estarão oscilando entre 17 e 20ºC e as máximas, na parte da tarde, entre 31 e 34ºC, pelo menos até a próxima segunda-feira (12/7/2021).
A umidade relativa do ar, na parte da tarde, vai oscilar entre 25 e 40%.
Com estas condições atmosféricas, o tempo segue firme nos próximos dias. Se, eventualmente, chover, será de forma rápida, fraca e, apenas, em alguns poucos pontos isolados.
Vales do Juruá e do Tarauacá
No centro e no oeste do Acre (Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do sul, Marechal Thaumaturgo e cidades vizinhas), poderão ocorrer chuvas rápidas e pontuais nos próximos dias, principalmente no vale do Juruá e na serra do Divisor.
Pelo menos até segunda-feira próxima, as temperaturas mínimas, ao amanhecer, vão oscilar entre 19 e 22ºC e as máxima, à tarde, entre 32 e 35ºC, podendo estabelecer novos recordes de calor de 2021.
A umidade relativa do ar, durante a tarde, estará variando entre 40 e 55%.
Nova onda de frio polar
Como já informamos, uma forte onda de frio polar deverá atingir o Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso na segunda quinzena de julho, despencando a temperatura e provocando mais uma típica friagem da Amazônia Ocidental.
Estamos monitorando as condições atmosféricas de alta pressão na região da Antártida – origem do frio polar – e possibilidade de baixa pressão significativa sobre o centro da América do Sul – região que “atrai” o frio polar -, assim como as condições de umidade, pressão atmosférica e correntes aéreas sobre a Amazônia Ocidental, conjunto este que nos permite identificar a formação e o avanço de uma onda polar na direção do Acre.
Portanto, a qualquer momento, estaremos informado a chegada de mais uma friagem à região. No entanto, como já publicamos, não existe esta possibilidade – a chegada de mais uma massa fria – até o próximo dia 15 de julho.
Bom dia Friale
Rio Branco está em que direção ?
Leste ou Sul? Do estado
Olá, Edilene! A cidade de Rio Branco, capital do Acre, assim como as cidades de Capixaba, Senador Guiomard e Bujari, está situada entre o leste e o sul do estado, ou seja, mais precisamente no sudeste. Muito obrigado pela participação.
Boa tarde. Davi tem algum sinal de chuva para o Centro sul de Rondônia nesse mês de julho? temos café aqui e uma chuva nesse mês ajudaria bastante a produção.
Sim, Diego! Poderá chover na segunda quinzena de julho, tendo em vista uma onda de frio polar que deverá atingir a região. No entanto, poderá chover fraco, em alguns pontos, forte em outros e sequer chover em alguns.
Friale tem previsão de qual dia chegará a onde de frio que está prevista para após o dia 15 de julho???
Sim, Rose! Nossa estimativa é para o próximo dia 17 de julho. No entanto, assim que confirmarmos, publicaremos a data certa da chegada de mais uma onda de frio polar ao Acre.