Recordes de frio e de baixa umidade do ar em Rio Branco, no Acre e no Brasil
jul 02
FRIOS DE 10,5ºC, NO ACRE, -14,8ºC, NO RIO DE JANEIRO, 1,4ºC, EM GOIÁS, 4,9ºC, EM BRASÍLIA, E 11,4ºC, NO PIAUÍ!
ISSO É AQUECIMENTO GLOBAL?
RECORDES DE FRIO EM TODO O BRASIL
Ainda se fala em aquecimento global provocado pelo homem, com tantas provas e evidências científicas de que o mundo está esfriando lentamente, sendo que os meteorologistas já estão chamando de a “Mini Era do Gelo”!
Só para lembrar alguns dados, dentre dezenas, Rio Branco registrou 12,1ºC, em 2020, 9,2ºC, em 2017, 7,5ºC, em 2013. Em Epitaciolândia e Brasileia, foi registrado 5,8ºC, em 2019, e 7,6ºC, em 2017.
Neste ano de 2021, uma poderosa onda de frio polar da Antártida conseguiu atravessar a linha do equador e esfriou até o hemisfério norte da Terra, como a cidade de Manaus (Amazonas), o oeste de Roraima, a Venezuela, a Colômbia e o Equador.
No estado do Rio de Janeiro, no município de Itatiaia, foi registrada, no primeiro dia de julho deste ano, a temperatura de -14,8ºC, medida pela estação do Parque Nacional de Itatiaia, enquanto a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia fez o registro de -9,9ºC, estabelecendo recorde de frio de 2021, no Brasil
No Acre, no dia 30 de junho, o registro foi de 10,5ºC, a menor do ano, até o momento, no Parque Estadual do Chandless, enquanto, em Rio Branco, no dia primeiro de julho, registrou, 11,5ºC.
No entanto, o mês mais frio do ano, julho, está só começando. São esperadas, pelo menos, mais duas enormes ondas de frio polar neste inverno.
O frio destes últimos dias ocorreu, também, em outros estados do Brasil, inclusive, no Piauí. Só para citar algumas, dentre centenas de cidades de todas as regiões do Brasil, confira:
– em Goiás, apenas 1,4ºC, em Rio Verde;
– no Distrito Federal, apenas 4,9ºC, em Ponte Alta;
– em Mato Grosso, apenas 2,5ºC, em Alto Araguaia, 5,9ºC, em Cuiabá, e 8,9ºC, em Juína (noroeste do estado);
– em Rondônia, apenas 7,4ºC, em Vilhena;
– na Bahia, apenas 10,6ºC, em Correntina;
– no Piauí, apenas 11,4ºC, em Caracol;
– no Amazonas, apenas 12,0ºC, em Lábrea;
– em São Paulo, apenas -2,0ºC, em Rancharia.
RECORDE DE BAIXA UMIDADE NO ACRE
No Acre, no primeiro dia de julho deste ano, foi registrado de baixa umidade do ar: apenas 19%, em Cruzeiro do Sul (aeroporto), e 36%, em Rio Branco.
Novos recordes de tempo seco deverão ocorrer nos próximos dias em todo o estado.
Lembrando que, entre 20 e 30%, requer estado de atenção para a saúde humana, entre 12 e 20%, estado de alerta, e, abaixo de 12%, estado de emergência.
Não chove no Acre, neste fim de semana, e os dias estarão ensolarados e as noites, frias.
Realmente Juina desta vez congelou, parecia mais q estávamos no sul do brasil, muito vento e frio.
Olá, Erikson! Foram registrados 8,9 graus em Juína pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Foi o mais intenso frio dos últimos anos no noroeste de Mato Grosso!