Fim de semana com tempo bom, sem chuvas, e noites frias
jun 11
NOITES FRIAS
NÃO CHOVE
SEXTA-FEIRA COM ALERTA DE TEMPORAIS E QUEDA BRUSCA DA TEMPERATURA
Nesta sexta-feira (11/6/2021) tem mudança brusca do tempo no Acre, com alerta de temporais e queda da temperatura. Para saber mais, acesse “Alerta de temporais, com ventanias, chuvas fortes e queda brusca da temperatura, nas próximas horas“.
FIM DE SEMANA COM TEMPO BOM E SECO, MAS COM NOITES FRIAS
Após as chuvas e os temporais desta sexta-feira (11/6/2021), neste fim de semana não chove no Acre, exceto no vale do Juruá, onde dever chover somente nas primeiras horas deste sábado (12/6/2021), devido à chegada de uma onda de frio polar.
A partir da tarde de sábado, o tempo bom e seco, sem chuvas, dever continuar em todo o Acre, pelo menos, até a próxima terça-feira (15/6/2021).
No sábado, o tempo frio, com ventos intensos, vai predominar no Acre, com temperaturas máximas, durante o dia, abaixo de 25ºC. Em algumas cidades, como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, as máximas ficarão abaixo de 23ºC. À noite, a temperatura cai rapidamente e, ao amanhecer de domingo e de segunda-feira, as mínimas deverão oscilar entre 13 e 15ºC, em Brasileia e nas demais cidades do Alto Acre, e, entre 14 e 16ºC, em Rio Branco e cidades vizinhas.
No vale do Juruá, as mínimas, ao amanhecer de domingo e de segunda-feira, vão oscilar entre 17 e 19ºC, em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e cidades vizinhas. Já, em Marechal Thaumaturgo e Jordão, as mínimas estarão variando entre 15 e 17ºC.
Em Tarauacá, Feijó, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, as mínimas, neste fim de semana e na segunda-feira, oscilam entre 15 e 17ºC.
RESPONDENDO
O Jefferson quer saber como são calculados os níveis que os rios atingem quando ocorrem as enchentes no Acre e como são feitos os alertas de temporais.
Jefferson, é necessário fazer curso superior de Meteorologia, para entender o tempo atmosférico, que envolve amplo conhecimento de Física e, em especial, da dinâmica da atmosfera. Com relação às enchentes provocadas pelos rios, é necessário ter amplo conhecimento de Matemática e da dinâmica dos fluidos, no caso, em especial, das águas dos rios, além, de Meteorologia, para prever chuvas intensas. É necessário, também, ter o domínio da topografia da região.
A Vanda Martins e a Jeliaida Arruda, também, teceram bons comentários a respeito de nossas previsões de tempo.
ACOMPANHE SEMPRE NOSSAS ATUALIZAÇÕES PARA FICAR BEM INFORMADO SOBRE O TEMPO METEOROLÓGICO